sexta-feira, 19 de dezembro de 2008


ANPC inaugura instalações da FEB na Guarda e apresenta o Dispositivo Integrado de Protecção e Socorro da Serra da Estrela: 19DEZ

A ANPC inaugura hoje, sexta-feira, dia 19 de Dezembro, às 10 horas, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, José Luís Medeiros, as novas instalações permanentes do Grupo da Guarda da Força Especial de Bombeiros.

A cerimónia inclui a homologação do protocolo outorgado entre a ANPC e a Câmara Municipal da Guarda, que possibilitou a existência deste novo espaço e a visita às novas instalações, citas na Av. António Sérgio, 65 A, daquela cidade.

Igualmente, será apresentado o Dispositivo Integrado de Protecção e Socorro na Serra da Estrela, para protecção das pessoas e bens que se desloquem a esta região em busca de convívio, lazer, aventura, neve e ambiente saudável, que irá manter-se de 20 de Dezembro de 2008 a 26 de Abril de 2009, tendo presente o previsível aumento de risco decorrente.

Este dispositivo, abrangendo os Comandos Distritais de Operações de Socorro da Guarda e Castelo Branco, envolve, ainda, os seguintes agentes de protecção civil: corpos de bombeiros na área de intervenção, GNR (grupo de montanha), INEM, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Instituto de Meteorologia, EP – Estradas de Portugal, Cruz Vermelha Portuguesa e outras entidades publicas ou privadas que colaborem nestes distritos.

Neste contexto, será desenvolvido, à tarde, um Exercício Serra Segura, empenhando os meios de socorro do maciço central da Serra da Estrela, com a demonstração, em Piornos, de acções de busca e salvamento, resgate e estabilização, com apoio de um helicóptero da ANPC e cães de busca da GNR.

«112» Operacional em todos os Estados-Membros da EU

A partir de agora já é possível aceder aos serviços de emergência em qualquer ponto da União Europeia marcando simplesmente o número 112, o número de emergência único europeu.

A Comissão Europeia anunciou que o número de emergência único europeu (112) já pode ser utilizado em todos os países da União Europeia, depois de confirmar que está, agora, inteiramente disponível na Bulgária e na Roménia.

O número de emergência europeu 112 foi introduzido em 1991 para complementar os números de emergência nacionais e tornar os serviços de emergência mais acessíveis em todos os Estados-Membros da UE. Desde 1998, as regras da UE exigem que os Estados-Membros assegurem que todos os utilizadores de telefones fixos e móveis possam telefonar gratuitamente para o 112.

Em Junho de 2008, a Comissão lançou o site ec.europa.eu/112 dedicado ao 112, que fornece informações em todas as línguas oficiais da UE aos cidadãos que viajam na União Europeia.

Informações adicionais sobre este tema podem ser obtidas em http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/08/1968&format=HTML&aged=0&language=PT&guiLanguage=en


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: