sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Protecção Civil coloca em alerta Norte e Centro de Portugal Continental

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai colocar o Norte e Centro de Portugal continental em alerta Amarelo a partir das 10:00 de hoje devido ao mau tempo, que se estenderá por todo o fim-de-semana.
De fora do alerta Amarelo, o segundo menos grave de uma escala com quatro níveis, ficam apenas os distritos de Évora, Beja e Faro.

Para os três dias, a Protecção Civil adverte para períodos de chuva forte acompanhada por trovoadas, queda de neve por vezes intensa e vento forte.

Para hoje e Sábado prevê-se ainda uma acentuada descida da temperatura.

Face às previsões meteorológicas adversas, a ANPC alerta para a possibilidade de inundações por transbordo em linhas de água, de cheias rápidas em meio urbano e de persistência de neve e gelo nas estradas.

Chama ainda a atenção para a possibilidade de aumento de incêndios urbanos por deficiente utilização dos sistemas de aquecimento e para eventuais dificuldades com embarcações e de acidentes junto à costa devido à agitação marítima.

A ANPC apela à população para seguir as indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, manter as desobstruídos os sistemas de escoamento de águas pluviais, a não utilização de braseiras em locais fechados e adopção de uma condução defensiva, nomeadamente em locais com gelo ou neve.

A Protecção Civil aconselha aliás que se evite fazer viagens para as zonas onde se prevê a queda de neve.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: