sábado, 4 de abril de 2009

Incêndios e Inverno Assolam Concelho


Ainda a época oficial do DFCI (Defesa da Floresta Contra Incêndio) teve inicio e já dezenas de ignições assolaram o Concelho de Foz Côa e o País.

Diariamente, desde o inicio do mês de Abril que os Soldados da Paz tem sido solicitados para extinguir incêndios rurais que tem consumido algumas dezenas de hectares de mato e floresta.

Quinta-feira, ao início da tarde, na freguesia de Cedovim, uma mancha de floresta, povoada por pinheiros e carvalhos centenários ficou destruída por acção das chamas. Apesar da humidade que os combustíveis médios e grossos apresentam, o calor provocado pelos combustíveis finos mortos è suficiente para provocar incêndios de alguma intensidade, digna de um Verão no seu auge. Foram necessários mais de uma dezena de Bombeiros e meia dúzia de horas para conseguir dominar as chamas e sò depois das 20 horas foi possível respirar de alívio com o incêndio a entrar na fase de rescaldo.

Sexta-feira, ao início da noite, na freguesia de Muxagata, numa zona já fustigada por incêndios este ano, uma nova ignição mobilizou para o local 5 bombeiros e 1 viatura. Pelo facto de ter ocorrido durante a noite, altura em que os níveis de humidade são mais elevados e as temperaturas mais baixas, permitiu aos Bombeiros extinguirem o incêndio em relativamente pouco tempo.

Hoje, durante a tarde, na freguesia de Castelo Melhor, uma zona de mato rasteiro ardeu por completo, fruto da rapidez imposta às labaredas por acção do forte vento que se fazia sentir.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: