quarta-feira, 15 de abril de 2009

Técnica de fogo controlado já ultrapassou 3500 hectares - Meios para época mais critica "idênticos" aos do ano passado

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões, disse hoje que a técnica de fogo controlado para diminuir o risco de incêndio já ultrapassou este ano os 3500 hectares, objectivo inicialmente previsto.

Ascenso Simões, que falava aos jornalistas à margem da apresentação da Directiva Operacional Nacional, afirmou que a técnica de fogo controlado já foi aplicada em mais de 3500 hectares, tendo sido ultrapassado o objectivo previsto, e adiantou que provavelmente a
área será duplicada. No entanto, o secretário de Estado sublinhou que só esta área "não chega", sendo necessário "eliminar algumas zonas".

A técnica de fogo controlado, que elimina a matéria combustível da floresta, é desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e destina-se a tornar os espaços das florestas menos perigosos, uma vez que retira a carga mais facilmente inflamável, como o mato rasteiro e as espécies arbustivas que ardem mais facilmente.


Ascenso Simões explicou que actualmente é possível fazer acções de fogo controlado durante a fase "Bravo" de combate a incêndios florestais, entre 16 de Maio e 30 de Junho.

Devido às espécies existentes no Algarve o fogo controlado deve ser feito mais próximo do Verão, disse ao revelar que neste momento o Ministério da Agricultura está a fazer um plano específico para esta região, com o objectivo de utilizar esta técnica nos meses de Maio e Junho.

Segundo o secretário de Estado, o sistema de defesa de floresta contra incêndios veio permitir que as acções de fogo controlado sejam feitas nas fases mais críticas de incêndios, desde que sejam garantidas por técnicos credenciados e acompanhadas por forças da protecção civil.

Meios para época mais critica "idênticos" aos do ano passado

Os meios disponíveis para a época mais critica em incêndios florestais este ano vão ser "idênticos" aos mobilizados em 2008,
disse à Lusa o secretário de Estado da Protecção Civil.

José Miguel Medeiros adiantou que "o dispositivo não vai sofrer alteraçõ
es significativas" relativamente ao ano passado, podendo apenas incluir alguns "ajustamentos".

No ano passado e durante a fase "Charlie", época mais critica em incêndios florestais, estiveram mobilizados 56 meios aéreos, cerca de 9.600 elementos e 2.200 veículos.


Os meios disponíveis em cada uma das fases de combate a incêndios constam da Directiva Operacional Nacional, que é hoje apresentada em Lisboa, num cerimónia com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

Além da fase "Charlie" (01 de Julho a 30 de Setembro", o dispositivo de combate a incêndios florestais compreende as fases "Alfa" (01 Janeiro a 14 de Maio), "Bravo" (15 de Maio a 30 de Junho), "Delta" (01 de Outubro a 15 de Outubro) e "Echo" (16 de Outubro a 31 de Dezembro).

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Directiva Nacional Operacional constitui uma "plataforma estratégica" e um "instrumento de planeamento, organização, coordenação e comando operacional do dispositivo especial de combate aos incêndios florestais".

A directiva aplica-se a "todo o território nacional e a todos os organismos e instituições que concorrem para a defesa da floresta contra incêndios", servindo de base à elaboração dos planos de operações distritais e municipais de resposta aos fogos, de preparação dos planos das áreas protegidas e de referência para as directivas, planos ou ordens de operações dos agentes e entidades integrantes do dispositivo.

No ano passado, a área ardida resultante de incêndios florestais diminuiu cerca de um quarto relativamente a 2007.

Apesar de não existirem dados oficiais, o secretário de Estado da Protecção Civil já afirmou que este ano a área ardida é "substancialmente superior" à do ano passado.

Só em Março, deflagraram perto de 4.000 incêndios e entre os dias 14 e 31 ocorreram 3.348 fogos, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: