sexta-feira, 15 de outubro de 2010



Na passada terça feira, por volta das 15 horas, uma viatura ligeira de mercadorias foi abalroada por outra viatura no centro da aldeia de Sebadelhe, provocando um aparatoso acidente do qual resultou um ferido ligeiro.



O tremendo susto que a condutora da viatura de mercadorias apanhou, obrigou á deslocação dos soldados da paz ao local para acalmar e transportar uma vítima com complicações de foro nervoso.



Ao local acorreram 2 Bombeiros, apoiados por uma ambulância de socorro.



Incêndios



Á medida que se aproxima o final de época do dispositivo DECIF, intensificam-se o número de ignições, queimadas e queimas de sobrantes, provavelmente resultantes da falta de informação ou até pela suposta aproximação da denominada época das chuvas.



No concelho de Foz Côa, do qual se faz um balanço muito positivo do corrente ano, com poucas ignições e pouca área ardida, sendo que as ocorrências de maior envergadura se verificaram durante o período nocturno, acentuaram-se na última semana, com a necessidade de intervenção em diversas freguesias para extinguir incêndios que mesmo assim, resultante das baixas de temperatura e subida da humidade relativa, não passaram de fogachos, com pouca área ardida. Contudo, no último dia do dispositivo, um incêndio na freguesia de Castelo Melhor, deu bastante trabalho aos Bombeiros. O alerta, efectuado bastante tardio para o C.B., permitiu ao combustível de finos mortos abundantes na área e resultante de anos consecutivos de incêndios, alastrar com grande significado embora sem grande intensidade, mas o suficiente para obrigar os Bombeiros a palmilhar quilómetros, unicamente com material sapador, resultante da escassez de acessos rurais para viaturas.



Por estes motivos e á semelhança do que se tem vindo a verificar nos anos anteriores, é com alguma apreensão que se aguarda pelo fim de semana e respectiva semana, devido á ausência de pluviosidade, segundo os prognósticos do instituto nacional de meteorológica e pelo recurso ao escasso voluntariado para a resolução de situações de incêndios rurais.



Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: