quarta-feira, 4 de maio de 2011

Acidente com tractor faz vítima mortal

 
Esta quarta-feira, pouco depois das 16 horas, mais um cidadão natural e residente no concelho de Foz Côa foi vítima de um acidente com tractor agrícola.

O professor Baltazar, como era carinhosamente conhecido em todo o concelho, principalmente no lugar de Tomadias pela Quinta da qual era proprietário, sendo também uma referência operacional pelos soldados da paz nas actuações que aí têm existido no que diz respeito a combate a incêndios florestais e na freguesia de Chãs, da qual era natural e residente, foi a malograda vítima de mais um malfadado despiste com este perigoso mas precioso instrumento de trabalho agrícola.      
 
 O alerta que foi efectuado pelo INEM, solicitava os Bombeiros de Foz Côa para uma situação de acidente de tractor, existindo no teatro de operações 1 ferido ligeiro, consciente e orientado, mas com queixas ao nível da zona lombar e torácica.

Contudo e por experiências do mesmo género, os Bombeiros avançaram para o local com 2 ambulâncias e 5 elementos, precavendo dessa forma dificuldades intrínsecas a estes tipos de acidentes.

Já no local, os socorristas puderam constatar um cenário clínico bem mais grave, pois após o exame secundário onde foi considerado o ABCDE do trauma e consequentemente avaliados todos os parâmetros vitais, solicitou-se apoio diferenciado ao CODU, quer terrestre, quer aéreo, por suspeita de pneumotórax, lesão muito comum nos traumatismos torácicos. Pouco depois das cuidadosas imobilizações e já no transporte para Foz Côa, o idoso em questão, com 83 anos, não resistiu aos ferimentos e entrou em paragem Cardio-respiratória, situação não revertida apesar dos inúmeros esforços dos Bombeiros com o recurso às manobras de Suporte Básico de Vida.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

João Pala disse...

Foi com enorme consternação que recebi a notícia do falecimento, no trágico acidente de hoje, do professor Baltazar (a quem o meu pai tratava por “parente Baltazar”).
Para toda a família as minhas sentidas condolências.
João Pala