quinta-feira, 30 de junho de 2011

Incêndio Destrói mais uma Bela Paisagem do Douro.


Ontem, pouco depois das 3 horas da madrugada, duas ignições começam em simultâneo e separadas apenas por pouco mais de 4 km – Quinta do Reguengo e Vale do Saião.  

Apenas algumas horas de descanso e acalmia bastaram para que as labaredas voltassem á zona do santuário da padroeira dos Fozcoences e, após 4 tentativas frustradas para realizar os presumíveis intuitos de pintar de negro toda aquela zona, ontem, foi finalmente concretizado.

Toda aquela área e que vai desde a capela da Senhora da Veiga, Quinta do Reguengo e até á entrada do Vale Meão ficou destruída por acção do fogo, sendo contabilizadas 4 ignições nos últimos dias. Obviamente que após 3 inícios de incêndio, aquela zona passou a estar debaixo de olho dos Bombeiros de Foz Côa e da G.N.R. e nem a permanência de ambas as equipas, ontem, até pouco depois da 1 hora da madrugada em toda aquela região foi suficiente para destituir as intenções de tão vil personalidade.

A primeira Equipa de Combate a Incêndios a chegar ao local deparou-se com 2 focos de incêndio, sendo que 1 deles foi estrategicamente bem colocado do ponto de vista do intitulado, deflagrando na pior zona de Combate para os Soldados da Paz, as denominadas zonas de Vale Encaixado e, nem a baixa temperatura que se fazia sentir aliada á elevada humidade relativa, foram suficientes para destituir as labaredas de se desenvolverem no malfadado “efeito de chaminé”.
 
Apesar de um dos incêndios não se ter desenvolvido em grande escala, fruto de diversas condicionantes, o outro requereu principal atenção e foi necessário solicitar ao Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda meios além dos previamente definidos, obrigando dessa forma á concentração nas 2 ocorrências mais de 30 operacionais que estiveram empenhados em acções de combate, rescaldo e vigilância até depois das 11 horas.

No local e além de estarem presentes equipas de combate a incêndios dos Bombeiros de Mêda, Moncorvo, Trancoso, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo e a G.N.R. de Foz Côa, a administração do blogue aproveita o momento para desta forma agradecer ao Sr. Presidente da junta de freguesia de Foz Côa, Sr. Fernando Fachada, que, ainda de madrugada, tratou de toda a operação logística indispensável ao combate, garantindo dessa forma uma alimentação decente a todos os operacionais envolvidos. 

Não podemos também de deixar de referir toda a disponibilidade dispensada pelos responsáveis pela Quinta do Vale Meão que acompanharam e apoiaram incansavelmente todo o processo de extinção, colocando á disposição do comandante das operações de socorro toda a infra-estrutura da herdade, recursos hídricos e maquinaria rural e agrícola.          

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pelo vosso trabalho em defesa da nossa terra.
Bem hajam.
Luís Branquinho Pinto.