sábado, 11 de junho de 2011

Insólita Colisão Provoca ferido grave

Na passada Sexta-feira, perto das 15 horas, uma colisão entre 2 veículos vulgarmente denominados de “sem carta” e modelo agrícola/mercadorias, provocaram um capotamento e como consequência um ferido considerado grave. As colisões entre os envolvidos deram-se numa manobra de ultrapassagem mal calculada já na sua recta final.
No local e no momento do acidente circulavam transeuntes que deram o alerta e, inconsequentemente, retiraram os 2 ocupantes do veículo capotado sem os normais procedimentos estabelecidos, agravando, provavelmente, o estado clínico da vítima que se apresentava com queixas de lesões na coluna dorso-lombar e zona torácica.
Os Bombeiros realizaram os procedimentos protocolares e transportaram para a urgência básica da cidade de Foz Côa, acabando por ser enviada para o Hospital Distrital da Guarda com acompanhamento médico por uma ambulância de transporte dos Bombeiros de Foz Côa.
 
De referir ainda e salientar pela negativa todo o processo de resolução por parte do INEM na pessoa do seu organismo representativo operacional que é o CODU, criando fricção com os elementos diferenciados e com o Comandante de Operações de Socorro dos Bombeiros por não ter existido uma passagem de dados no local e/ou antes da entrada da vítima na unidade de saúde de Foz Côa, aferindo que em situações desta natureza e obviamente que falamos única e exclusivamente em trauma, os Bombeiros com a vítima deveriam ter sido deslocados, directamente para uma unidade de saúde diferenciada em trauma, solucionando como possibilidade a valência do Hospital de Vila Real. Nem mesmo a informação que no local os operacionais estavam impossibilitados de comunicar via telefone por motivos que são completamente alheios aos Bombeiros de Foz Côa e que a vítima se encontrava hemodinâmicamente instável com suspeita de pnemotórax aliviou a carga expressiva do operacional CODU, acusando os Bombeiros de estarem a criar desgastes desnecessários nos meios e nas ambulâncias. Sobre todas estas constatações apenas se podem conjugar 8 letras com um único sentido expressivo: Ridículo.   

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: