quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quase Incêndio Urbano durante a manhã e Incêndio Rural de Tarde

Pouco passava da meia hora das dez da manhã quando um alerta aparatoso entrava no telefone dos Bombeiros da Cidade e informava para uma situação de labaredas activas numa residência do Bairro Mourão, bem próximo do coração da cidade. Imediatamente foi soado o alerta geral para solicitar a presença dos Soldados da Paz, situação que não demorou muito a ser correspondida por uma dezena de operacionais. Já no local e com os homens prontos a intervir, constatou-se que o cenário não correspondia ao perspectivado e felizmente, eram apenas resíduos acumulados numa chaminé que entraram em "erupção" por acção do calor da acolhedora lareira. Os operacionais presentes limitaram-se a garantir todas as condições de segurança e aconselharam os residentes á limpeza periódica desta espécie de fumarola artificial.
Ao contrário do que a maioria das pessoas calcula, um incêndio numa chaminé não deve ser apagado com agua e/ou qualquer liquido frio, sob o risco de criar uma diferença acentuada de temperatura e o efeito de choque térmico provocar danos irreversíveis e/ou o colapso da estrutura em causa.

Por estes motivos, sempre que presencie um incêndio numa chaminé devera fazer o seguinte:

Este tipo de fogos, se não forem dominados, podem ameaçar o resto da habitação. Uma das causas principais é a acumulação de fuligem e sujidade na chaminé.
No caso de a chaminé da lareira se incendiar faça o seguinte:
- Chame os bombeiros, especificando na chamada inicial o sucedido, evitando dessa forma o alarme geral e o excesso de operacionais, mas também não deverá ficar receoso de o fazer;
- Afaste os tapetes e a mobília que esteja junto da chaminé;
- Feche as portas e as janelas;
- Com uma pá, atire terra ou areia, ou deite água sobre o fogo raso, pois este ajuda a apagar as labaredas mais rapidamente e o vapor resultante também ajudará a apagar o fogo no interior da chaminé;
- Coloque um guarda-fogo em frente da lareira para que a fuligem não se espalhe pela sala;
- Inspeccione as outras divisões por onde passa a chaminé. Se as paredes estiverem muito quentes, afaste a mobília.       

Durante a tarde e já em perímetro rural, uma ignição no mato seco desenvolveu-se de forma galopante e foi necessário o recurso aos Bombeiros e respectivos equipamentos de extinção para debelar as labaredas que mesmo assim ainda destruíram uma área significativa de mato.
Apesar das ocorrências desta natureza não serem novidade em 2012, pois os Bombeiros de Foz Côa já contabilizam mais de uma dezena desde o dia 1 de Janeiro, a perspectiva de continuidade é elevada e obriga os Bombeiros a emitir alertas á população quanto ao uso do fogo nestas alturas que, apesar de Portugal estar em época considerada de Risco Baixo e de o uso de fogo para queimas de sobrantes ser permitido e para queimadas mediante licença municipal também, existem, obviamente, situações que não podem nem devem ser descoradas, sendo certo que esta é a melhor altura para apagar os Incêndios de verão.

Por estes motivos, sempre que se use o "amigo" fogo nestas alturas, há que ter em atenção o seguinte:

Queima de sobrantes: O uso do fogo para eliminar a vegetação resultante de actividades agro-florestais: Escolha um dia húmido e sem vento. Limpe a faixa de segurança de 2 metros à volta da queima. Corte o material vegetal a queimar e vá adicionando em pequenas quantidades à queima. Vigie permanentemente a queima tendo sempre à mão água e outros utensílios que possam ajudar a controla-la. No final assegure que a queima fica bem apagada utilizando água e cobrindo com terra.

Queimadas: Uso de fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho: É necessário Licença Camarária. Tem de estar presente um técnico credenciado em fogo controlado, ou na sua ausência, de uma equipa de Bombeiros ou Sapadores Florestais.

IMPORTANTE As queimas e as queimadas são proibidas no período critico. (1 de Julho a 30 de Setembro)

COIMAS No caso de incumprimento, estará sujeito a coimas, de acordo com o art. 38º do Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de Junho: -Pessoas singulares: 140 a 5000 euros -Pessoas colectivas: 800 a 60.000 euros

ALGUNS CUIDADOS A TER NOS ESPAÇOS FLORESTAIS. Se for fazer um piquenique, traga a comida já preparada de casa e evite fazer fogueiras sem ser nos locais apropriados.

Deite o lixo nos locais próprios para o efeito.

NÃO LANCE PONTAS DE CIGARRO Quando circular em automóvel, ou como peão, não mande o cigarro para dentro das áreas florestais ou nas vias que as atravessem.

LIMPE UMA FAIXA DE LARGURA DE 50 m À volta das habitações, estaleiros, oficinas ou outras edificações. 

PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS
    

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: