quinta-feira, 29 de março de 2012

Incêndios: Inverno farto e Primavera nunca vista.

Não há registo de tantas ignições e tanta área ardida como a deste ano, comparativamente a iguais períodos desde que há registos, no Concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Se durante o inverno se verificou um numero recorde de incêndios no concelho mais a norte do distrito da Guarda, a Primavera, que entrou "vestida" de Verão, não quer por nada ficar atrás e ousa mesmo bater todos os lugares do infeliz pódio da desgraça nesta matéria.
Se nos anos anteriores e durante a denominada época de Combate a Incêndios Florestais houve freguesias que apresentavam um comportamento exemplar no que a incêndios diz respeito, exibindo-se no final dos tempos com saldos bem positivos, de poucas ou nenhumas ignições e com áreas em hectares diminutas ou insignificantes,  em 2012, goraram todas as expectativas e conseguiram em poucos dias igualar as piores freguesias no que a números diz respeito. 
A passada semana foi fértil na prática de utilização de fogo de forma descontrolada para dizimar zonas incomodativas, sendo que desde a ultima segunda-feira, todos os dias, os Soldados da Paz registaram mais de um incêndio por dia, chegando mesmo a atingir patamares de 3 ocorrências desta natureza no mesmo dia, praticamente á mesma hora e em freguesias diferentes.
Por registar e digno de referencia são as dezenas de zonas destruídas por acção do fogo que diariamente surpreendem os Bombeiros e que por falta de alertas, por falta da estrutura prática, sazonal e funcional, por irresponsabilidade, por desleixo e por falta de uma mentalidade que assente na sustentabilidade florestal, ardem a seu belo prazer e durante tempo indeterminado, queimando indiscriminadamente tudo o que se coloque no seu caminho. 
Obviamente que em Foz Côa e como na maioria dos Corpos de Bombeiros neste país, a Associação não possui nos seus quadros profissionais operacionais em número suficiente para fazer frente a este descalabro, situação que obriga diariamente á solicitação dos Voluntários e á disponibilidade dos mesmos. Como nestes Homens a paixão fala sempre mais alto, todos os dias se verifica uma entrega á causa digna de referencia e que, de forma abnegada, dão a melhor resposta ás solicitações.
A eles e em nome da Administração do Blogue dos Bombeiros de Foz Côa, do Comando e da Direcção da Associação, "o muito obrigado pelo exemplar esforço realizado nos últimos tempos".   

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100;  email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: