quinta-feira, 17 de maio de 2012

Autocarro do Município ao Serviço das Escolas Arde por Completo

Hoje, quando os relógios marcavam as 17 horas e 52 minutos, o autocarro da Câmara Municipal de Foz Côa que se encontrava ao serviço das escolas havia pegado fogo com 9 pessoas no seu interior. Na sinuosa estrada municipal 607 e que liga o troço da E.N. 102 ás freguesias de Chãs e Santa Comba, "o autocarro foi abaixo e já não pegou mais" - Refere o motorista, funcionário do Município. "Nem tempo tive de tentar pô-lo a trabalhar, reparei logo que havia fumo a sair da zona do motor e só tive tempo de arrombar a porta com um pontapé e com a ajuda do vigilante da escola tirar os alunos para o exterior" - Conclui.
Após a retirada dos alunos para um local seguro, o motorista em questão ainda teve a destreza de tirar os 2 extintores que acompanham o veiculo de tentar extinguir aquilo que já eram labaredas visíveis, mas foi de todo impossível. Numa ultima tentativa, um outro motorista de outro autocarro que fazia o mesmo percurso utilizou o extintor, "mas já não havia nada a fazer. Ainda tentei abrir o capô mas o resultado foi uma queimadura de 1º grau" - relata o motorista.

Quando os Bombeiros chegaram ao local a viatura estava tomada por completo, limitando-se à extinção do incêndio com recurso a espumífero para debelar o mais rapidamente possível aquela enorme fonte de calor. Como consequência dessa ignição, o mato que ladeia a estrada acabou por se incendiar, sendo combatido á posteriori pelos Bombeiros de Mêda que também haviam sido enviados para o local. O trânsito, que chegou mesmo a estar cortado durante 1 hora, apenas retomou a sua normalidade de circulação pouco depois das 21 horas, altura em que se retirou do local os destroços do autocarro com recurso a um reboque pesado e uma maquina tipo "pá carregadora".

De referir e de salientar a destreza, coragem e reacção do motorista Marco Ferreira, também ele Bombeiro no Corpo de Bombeiros de Foz Côa com o posto de 1ª Classe, ao retirar do interior todos os miúdos que transportava consigo. Atitude digna de registo.

 No teatro de operações estiveram presentes os Bombeiros de Foz Côa com 9 Bombeiros, apoiados por 2 viaturas de combate a incêndios e a ambulância de socorro do INEM; os Bombeiros de Mêda com 7 Bombeiros, apoiados por uma viatura de Combate a Incêndios e 1 Ambulância de Socorro e a G.N.R. de Foz Côa com uma patrulha e o Comandante de Posto que registou os factos e a ocorrência.

















                   
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

5 comentários:

Anónimo disse...

em que estado se encontram as pessoas que iam dentro do autocarro?

Nelson disse...

O motorista merece um louvor... se não fosse a coragem o desfecho teria sido trágico!

Anónimo disse...

Gostaria de deixar um cumprimento especial a todos os bombeiros, herois a todas as horas, principalmente quando pessoas como eu estão no aconchego da familia e vocês têm de limpar a porcaria que bandidos causam. Um cumprimento maior para o grande Marco do qual já não duvidávamos da sua bravura enquanto cidadão e bombeiro. Eu sou Pai, e nessa qualidade os Pais das crianças que estavam dentro do autocarro devem estar agradecidos para sempre a este Homem, agradecidos e orgulhosos, tal como estará o Pai do Marco. Mais do que salvar um bem material, que tudo fez, foi salvar vidas.
No post anterior escrevesse da importância de colocarmos um extintor nos carros, mais, da obrigatoriedade deste facto, mas como tudo é relativo, neste caso não serviu de nada. Fica o acto e atitude do Marco. Por ter salvo as crianças, que são realmente o que mais importa, OBRIGADO Marco, OBRIGADO Bombeiros.

Luis Marques

Micaela Ferreira disse...

Quero agradecer do fundo do coração ao Marco e ao acompanhante pela coragem que tiveram em salv ar as crianças,uma delas era a minha filha muito obrigado fico te grata para toda vida por teres salvo a razão do meu viver......um muito obrigado tb para todos o s Bombeiros!!!!!!!!


ASS : Micaela Ferreira

Anónimo disse...

Um grande obrigado a todos os protagonistas (Bombeiros,ao Marco e restantes) que permitirão que esta situação não degenerasse e tenha um desfecho feliz.

Um grande abraço a todos os amigos que tinham filhos no autocarro e que tiveram um grande susto.
Ate breve
Fernando Sousa