terça-feira, 26 de junho de 2012

78º Aniversário dos Bombeiros de Foz Côa


No passado Domingo, dia 24 de Junho, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa comemorou o seu 78º aniversário.


A comemoração da efeméride, que decorreu em semblante de modéstia muito por culpa das contingências que afectam todo o país, teve início às 9 horas da manhã conforme o programado com o hastear das Bandeiras e homenagem aos Bombeiros já falecidos, seguindo-se depois uma missa alusiva à “velhice” dos Bombeiros. O ponto alto das comemorações protocolares ocorreu pouco depois das 12 horas e teve lugar no Salão Nobre do quartel da Associação com os discursos da praxe e imposição de insígnias de mérito a Bombeiros e Dirigentes.

Na sessão solene que decorreu no Salão Nobre dos Bombeiros o Presidente da Direcção, Antonio Lourenço, abriu a cerimónia com um discurso muito crítico ao actual estado da situação económica das Associações de Bombeiros em todo o País. Contudo e não esquecendo os esforços pessoais e profissionais dos recursos humanos que compõem infra-estruturas organizacionais desta natureza, deixou uma palavra de esperança e de confiança no futuro, concluindo com apelos á generalidade da sociedade para uma maior mobilização no sentido de agregar mais juventude “jovem e menos jovem” á causa dos Bombeiros.      

Seguidamente teve a palavra o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, o conhecido e amigo deste Corpo de Bombeiros Professor Madeira Grilo que, carinhosamente, com um discurso sentido e de semblante carregado de afectividade, se desdobrou em elogios aos Bombeiros de Foz Côa, actuais e antigos dirigentes, actuais e antigos comandantes e Bombeiros em geral, sobre a corajosa e difícil missão que é ser Bombeiro, com farda e sem farda, terminando com incentivos e encorajamento dos homens e mulheres abnegados á causa.

Após as duas interessantes e pertinentes intervenções, a sala assistiu á condecoração de Bombeiros com medalhas de assiduidade atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, de grau Cobre, Prata e Ouro, por serviços prestados em 5, 10 e 15 anos respectivamente.

Foram também distinguidos com a medalha de mérito por serviços prestados da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Comandante do Quadro de Honra Aníbal Carvalho pelo altruísmo demonstrado durante 24 anos e Antonio Lourenço, presidente da direcção desde 2004, pelo empenhamento, dedicação e obra apresentada nos últimos anos.

Em início de encerramento da cerimonia protocolar, teve a palavra o Comandante Distrital em representação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Comandante Antonio Fonseca que, de uma forma particular, reiterou palavras de apoio e solidariedade para com os Bombeiros de Foz Côa e de todo o País, lembrando o papel fundamental e interventivo dos órgãos de soberania junto das associações com natureza humanitária, considerando-as como um aliado na procura de uma sociedade mais justa e equilibrada perante um cenário cada vez mais egoísta e egocêntrico. Aproveitou o momento e a presença do Director do Agrupamento das Escolas para relembrar o quanto este núcleo educativo e de concentração de jovens é essencial ao crescimento dos Bombeiros, havendo a necessidade de colaboração e cooperação não só no recrutamento de elementos para o Corpo de Bombeiros, mas também na obrigação de incutir valores, espíritos humanitários e abnegados á educação cívica dos alunos que, com estas idades e em âmbito escolar, são perfeitamente moldáveis.

Em conclusão, usou da palavra o Excelentíssimo Presidente do Município de Foz Côa, Engenheiro Gustavo Duarte, relembrando a cooperação e cumplicidade que existe entre a edilidade e os Bombeiros de Foz Côa, afirmando que esta “Associação está no lugar cimeiro no que diz respeito a apoios e resolução de necessidades, tendo por ela e por toda a massa humana que a compõem um enorme respeito e carinho”. Naturalmente que se referiu ao estrangulamento económico em todas as vertentes, impostas pelos “sistemas” mais fortes que controlam a economia europeia, referindo que “Foz Côa não esta á margem dessas imposições, mas entre fundos e migalhas há-de sempre encontrar-se solução às dificuldades apresentadas”.

Findadas as cerimónias protocolares, seguiu-se um almoço convívio no terraço das novas instalações, sendo que quem reinou foi um bom espírito, boa disposição e o calor que se fazia sentir.    


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: