quinta-feira, 18 de abril de 2013

Bombeiros Socorrem Electrocutado



Ontem, pouco depois das 20 horas, os Bombeiros foram accionados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM para uma situação de electrocução na subestação do Marvão, unidade de transformação eléctrica situada entre a freguesia de Muxagata e o cruzamento de acesso á freguesia de Chãs. 

A vítima, um jovem na casa dos 30 anos e funcionário da empresa Electricidade De Portugal (EDP), realizava trabalhos de manutenção quando foi apanhado por uma descarga de média tensão. Do violento choque eléctrico resultaram ferimentos de alguma gravidade com queimaduras de 2º e 3º grau no hemicorpo superior esquerdo, nomeadamente no braço e na zona da grelha costal, apontada como zona de entrada e no membro inferior esquerdo e pés, local do corpo usado pela carga eléctrica como “porta” de saída. Aos Bombeiros, aos elementos da Ambulância SIV do INEM e ao “staff” médico do Helicóptero, o sinistrado apresentou-se sempre hemodinamicamente estável, consciente e colaborante, nunca correndo perigo de vida. 

Após a abordagem inicial realizada no local pelos Bombeiros e pelos operacionais SIV de Foz Côa, o jovem foi transportado para o Serviço de Urgência Básico da Cidade, local onde foi estabilizado e preparado para o voo no helicóptero do INEM, com destino á unidade de queimados dos Hospitais Universitários de Coimbra.          

No local do sinistro estiveram os Bombeiros da cidade com 1 Ambulância de Socorro, a Ambulância SIV com respectivos operacionais e a G.N.R. da cidade que garantiram as condições de segurança e registaram a ocorrência. No Estádio, local que serviu de heliporto improvisado, estiveram os Bombeiros de Foz Côa com 5 Bombeiros, 1 Ambulância e 1 viatura de combate a incêndios.
 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: