segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bombeiros de Foz Côa na IV feira da saúde



Realizou-se nos passados dias 9 e 10 de Maio a cada vez mais tradicional feira da saúde, organizado pelo Clube de Saúde da Escola B/S Tenente Coronel Adão Carrapatoso, de Vila nova de Foz Côa.

Nesta IV edição e á semelhança dos anos anteriores, os Bombeiros de Foz Côa fizeram-se representar, incluídos nas vastas atividades realizadas por diversas entidades presentes, com exposição de viaturas, simulacro de evacuação de 1 bloco escolar por derrocada em cenário Multivitimas e batismo de mergulho.

No dia 9, pelas 15 horas, altura em que se realizou o simulacro programado, um sismo de magnitude considerável terá afetado o Bloco D da escola com 170 alunos no seu interior e provocado a derrocada da entrada de 1 sala de aulas, obrigando a evacuar todos os ilesos com recurso a escadas. Após triagem inicial realizada pela equipa de resgate dos Bombeiros, os feridos considerados de prioridade máxima foram então imobilizados e extraídos, sendo encaminhados para o posto de triagem montado no local, estando a responsabilidade dessa avaliação pormenorizada e considerada como secundária, entregue aos elementos do Centro de Saúde da Cidade. Ainda durante o exercício, a Guarda Nacional Republicana através dos elementos das brigadas cinotécnicas, participaram com um binómio na busca por sobreviventes por entre os escombros, vindo a resgatar 1 vítima que havia ficado soterrada. Na globalidade do exercício e por parte de todos os envolvidos o mesmo mereceu nota positiva, realçando a execução do plano de evacuação da escola, bem como a cooperação e colaboração dos vários agentes de proteção civil.

No dia 10, durante a tarde, as piscinas cobertas municipais serviram de palco para um batismo de mergulho, contando com a participação de uma dezena de alunos da escola, que durante 2 horas disfrutaram dos equipamentos de submersão aquática.

No final de mais uma feira da saúde, a administração do Blogue dos Bombeiros de Foz Côa em nome de todos os seus operacionais e órgãos sociais, não pode deixar de felicitar a excelente organização do evento bem como todos os envolvidos, salientando a capacidade de mobilização dos alunos e professores num contexto de responsabilidade social e cidadania, sendo a escola o “locus” essencial á educação de mentalidades, fundamental á sobrevivência e sã convivência em sociedade, refletindo-se em todo o tecido socioeconómico envolvente.

    



 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: