quinta-feira, 5 de junho de 2014

Bombeiros realizam simulacro no Intermarche



Na passada Quinta-feira, pouco depois das 20 horas, o Intermarche de Foz Côa foi palco de um simulacro, cujo cenário se baseava num incêndio dentro das instalações. Na sua essência, este exercício que teve como prepósito principal realizar um teste ao plano de emergência da referida empresa, seguindo os protocolos de evacuação dos trabalhadores para o ponto de encontro definido, acabou por também por servir de treino para Bombeiros da cidade, bem como modelo de atuação para uma situação real futura, numa empresa cuja sua dimensão, quer humana, quer material, é, evidentemente considerável.

Este exercício, que envolveu todos os trabalhadores da empresa Intermarche, 11 Bombeiros e 4 viaturas, foi realizado de forma muito séria por todos os intervenientes. À chegada ao local por parte dos Bombeiros, quase todos os trabalhadores já se encontravam no exterior e agrupados no ponto de encontro, tendo ficado 1 no interior, inanimado e fruto de queda em altura. A equipa de busca e salvamento realizou minuciosamente a sua ação e, depois de verificadas as condições de segurança, realizou a retirada da vítima para o exterior com as devidas imobilizações, seguindo o protocolo de atuação em trauma. Todas as situações foram treinadas, desde o teste hidráulico aos hidrantes que servem o edificado, até à montagem de uma linha de proteção ao posto de abastecimento de combustível, situado no perímetro do parque de estacionamento. 

No final e de forma mais descontraída, foi abordado o manuseamento de extintores e procedimentos de atuação, tendo sido vários, os trabalhadores, a utilizar o extintor para debelar pequenas fogueiras criadas para o efeito.

Na globalidade, tanto os trabalhadores e responsáveis daquele espaço comercial, como os Bombeiros presentes, são unanimes ao afirmar o sucesso do evento, mostrando grande abertura e disponibilidade para situações similares no futuro.    






       
 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: