sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Incêndios em Seixas e Meda; Queimada sai Cara

Seixas continua, sem dúvida alguma, num lugar de destaque para ganhar o titulo de Freguesia com mais ignições por ano de sempre.

Quarta-feira, pelas 21 horas, quando uma Equipa de Combate a Incêndios (ECIN) se deslocava para o local, para realizar uma vigilância, o astuto criminoso inicia mais uma combustão livre e descontrolada, desta feita na zona da barragem do Catapereiro.

Este foco de incêndio, que pela fisionomia do terreno e da carga de combustível conseguiu ganhar alguma proporção, foi aniquilado algum tempo depois pelas 2 Equipas de Combate dos Bombeiros de Foz Côa, que foram comandados pelo Sr. Comandante, Aníbal Carvalho.

Ontem, ao inicio da noite, uma ECIN dos Voluntários da Cidade foi solicitada pelo Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda para prestar auxilio aos Bombeiros vizinhos do Concelho de Meda, no Combate a um incêndio que destruía mato e alguma floresta na freguesia de Casteição.
Até a actualização deste espaço noticioso, esta ECIN ainda se empenhava em acções de Combate, estando já o incêndio Circunscrito.

Ontem, durante a tarde, os postos de Vigia informavam para o Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda (CDOS) que vislumbravam uma coluna de fumo localizada entre a freguesia de Numão e a freguesia da Horta do Douro.

Como normal, o CDOS Guarda accionou os meios necessários e accionou também os meios aéreos em primeira intervenção, mais propriamente o Hotel 25, estacionado na cidade da Mêda e tripulado por um Grupo da Força Especial de Bombeiros, vulgarmente chamados de “Canarinhos” e o Hotel 23, estacionado em Tábua, Distrito de Viseu e tripulados pelo Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da G.N.R.

Como a coluna de fumo que havia sido vislumbrada pelos postos de vigia se tratava de uma queima de sobrantes, expressamente proibida nesta fase do ano, os elementos dos GIPS da G.N.R., como Força de Autoridade competente tratou de aterrar, identificar o infractor e realizar o auto para lhe ser aplicada a respectiva coima.

O montante mínimo de coima é de euros 100 e o máximo de euros 3 700, tratando-se de pessoa singular. Tratando-se de pessoa colectiva, o montante mínimo é de euros 200 e o máximo de euros 44 500.

Mas para mais informações leia esta página e divulgue. CLIQUE AQUI

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: