segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Incêndio Urbano na Cidade




Ontem, às primeiras horas da madrugada, vários alertas caem na Central dos Bombeiros de Foz Côa informando os Soldados da Paz para uma situação de incêndio que consumia uma habitação devoluta e desabitada, bem próximo do Tabulado, praça central da cidade, localizado na zona velha e considerada pelos Bombeiros zona de Alto Risco.

Os Bombeiros, que saíram em força para o local, fizeram um rapidíssimo reconhecimento da área, e, sem vidas em perigo, atacaram de forma musculada e muitíssimo bem organizada as labaredas que tomavam por completo este espaço.

Em pouco tempo, os Bombeiros conseguiram dominar as chamas, evitando assim que se propagasse à habitação vizinha, uma moradia velha, de madeira e tabique que não ofereceu resistência à acção do fogo e sò a intervenção dos Bombeiros, que realizaram uma permanente protecção da fachada, evitou que fosse também consumida pelo incêndio.

Segundo algumas testemunhas no local, este incêndio teve origem criminosa, mas, pouco tempo depois do seu início, o suspeito havia sido capturado pela G.N.R. e levado para interrogatório. Hoje, o suspeito será presente ao Juiz que lhe irá decretar a medida de coacção.

A Policia Judiciaria da Guarda deslocou-se ao local para recolher testemunhos e indícios.

Estiveram envolvidos nas acções de Combate e Vigilância 21 Bombeiros que foram apoiados por 5 viaturas.

Incêndios

Seixas do Douro

Desta vez e felizmente, uma saída para a freguesia de Seixas não foi para extinção de incêndio rural, nem a natureza sofreu consequências.

Foi no Sábado, ao inicio da manhã, que um inanimado poste de madeira que outrora tivera vida, ficou parcialmente destruído devido a um curto-circuito nos cabos eléctricos e provocou uma ignição no cimo deste, que ficou prontamente resolvida assim que os Bombeiros solicitaram à entidade proprietária do poste para desligar a corrente, situação que se veio a verificar alguns minutos depois.

Uma viatura com 5 Bombeiros foi suficiente para a resolução desta ocorrência.

Vale da Vila – Foz Côa

Pouco tempo antes de ser dado o alerta do incêndio na habitação acima transcrita, os Soldados da Paz da cidade foram rápidos a sair da sua Sede para ir resolver uma situação de incêndio que estava a eclodir no “temível e perigoso” Vale da Vila, entre o “Golim” e o caminho vicinal “Maria Paules”.

Apenas arderam alguns metros quadrados de mato, junto ao caminho vicinal, mas foi o suficiente para preocupar os Bombeiros e alguns residentes que vivem paredes-meias com o denso mato que prolifera sem qualquer cuidado, desornamentado e sem faixas de contenção e protecção.

Ainda os Bombeiros estavam empenhados em acções de combate ao incêndio urbano no coração da Cidade de Foz Côa, 2 novas ignições surgem de forma inóspita junto á sede do Clube de Caça e Pesca, que obrigaram á deslocação da maioria dos meios, tudo porque não existe separação entre as residências e o denso mato e a probabilidade de existir um rápido desenvolvimento das ignições nestes locais é enorme, devido à topografia do terreno, à enormíssima carga combustível e há escassez de acessos naquela que é, a par com Numão e considerada pelos Bombeiros, como uma das mais perigosas zonas no Concelho de Foz Côa no que diz respeito a incêndios rurais.

Visualize Ocorrências Activas Significativas – Para isso basta Clicar sobre o tipo de ocorrência que deseja visualizar e que se encontra situado no canto Superior Direito da Pagina – “Incêndios Florestais”, “Outras Ocorrências”

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: