sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Cursos de bombeiros parados até Janeiro
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Situação Meteorológica Adversa – ventos fortes
Assim, prevê-se a partir de hoje, 3.ª feira (28OUT) e até 6.ª feira (31OUT):
*
Hoje (3.ª feira, 28): Aguaceiros fracos na região Sul e interior Norte e Centro, que podem ser de neve acima

*
Amanhã (4.ª feira, 29): Possibilidade de aguaceiros fracos durante o dia, agravando no Minho para o fim do dia, onde podem ocorrer períodos de chuva. Possível queda de neve acima dos 1300 metros. Vento forte de noroeste no litoral e terras altas, até 50 km/h. Descida pequena das temperaturas mínimas, com formação de geada no interior. Ondulação marítima na costa ocidental até 3,5 metros.
*
Depois de Amanhã (5ª feira, 30): Chuva na região Norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros. Queda de neve acima dos 1300 metros. Possível queda de granizo e ocorrência de trovoada na região Norte. Vento forte de noroeste no litoral, até 40 km/h, soprando muito forte nas terras altas, até 65 km/h, onde há possibilidade de rajadas até 110 km/h. Ligeira subida das temperaturas mínimas. Ondulação marítima na costa ocidental até 5 metros.
*
Sexta-feira (dia 31): Aguaceiros que serão de neve acima dos 1300 metros. Vento moderado de noroeste no litoral, até 35 km/h, soprando forte nas terras altas, até 40 km/h.
Os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa e a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e autoprotecção e especial atenção:
*
Aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se atento à situação;
*
Ao fecho de portas e janelas assim como à arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos;
*
À adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
*
À circulação em áreas arborizadas tendo especial cuidado com a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil continuará a acompanhar a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia.
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com
domingo, 26 de outubro de 2008
Jantar e Visita à Barragem – Fotos





Este Domingo, durante a tarde, os Bombeiros de Foz Côa foram solicitados para acorrerem a varias situações de incêndios rurais que deflagraram em varias freguesias do Concelho.
Com um primeiro alerta para a freguesia de Sebadelhe, os 4 Bombeiros e Viatura sò regressaram à unidade depois de resolverem umas quantas situações que tiveram de aguardar vez.
Sebadelhe, Touça, Freixo de Numao, Tomadias e Santa Comba foram as freguesias visitadas pelos Soldados da Paz que extinguiram umas tantas ignições, de pequena proporção refira-se, mas com o mesmo poder destrutivo e com a mesma intencionalidade que no verão.
O Blog dos Bombeiros de Foz Côa aproveita para lembrar a todos os seus leitores que, Queima de Sobrantes não è o mesmo que Queimada e se a queima de sobrantes passou a ser permitida a sua realização desde o dia 15 deste mês, com as devidas condições de segurança, a queimada è proibida o ano todo.
Abandonar uma queimada, actualmente, è considerado Crime.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Jantar ECINs 2008
Realiza-se Sábado, 25 de Outubro, o jantar convívio de encerramentos das ECINs (Equipa de Combate a INcêndios) e ELAC (Equipa Logística de Apoio ao Combate) da fase Bravo, Charlie e Delta.
Com concentração marcada para as 14 horas no Quartel Sede da Associação Humanitária, segue-se uma visita guiada à Albufeira Hidroeléctrica do Pocinho, aberta a todos os Bombeiros e familiares e que vai servir de aperitivo ao Jantar, a ter inicio pelas 20 horas no Restaurante ‘O Quintela’ e conta com uma ementa aprimorada e farta para que, nesta fase de ‘descanso’, os nossos Soldados da Paz possam retemperar as forças empregues num verão bem desgastante.
Este exclusivo jantar, que è pago na totalidade pelos elementos que integraram as Equipas nas diversas fases mais criticas no que diz respeito aos incêndios florestais, conta como convidados de Honra o Exm. Sr. Comandante Aníbal Carvalho, Exm. Sr. 2° Comandante João Ferreira e o Exm. Sr. Presidente da Associação Humanitária António Lourenço e que, com enorme orgulho, abdicaram da sua importantíssima presença no 40° Congresso Nacional da Liga de Bombeiros Portugueses para estar juntos dos ‘seus’ Bombeiros.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Acidente – Colisão
A única vitima, o condutor do veículo ligeiro, apresentou-se aos socorristas com pequenas escoriações e um pouco desorientado pois havia desmaiado no momento do embate, situação que levou os Bombeiros da Cidade a imobilizar o sinistrado e a evacua-lo para a unidade de Saúde mais próxima sob forte observação dos parâmetros vitais.
Após observação médica, a vítima foi evacuada para o Hospital Distrital para observação e exames de rotina, recebendo alta ao final da tarde de ontem.
Estiveram envolvidos no Socorro a este acidente 6 Bombeiros, 1 Ambulância de Socorro e a Viatura de Salvamento e Desencarceramento.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Fase Delta termina hoje mas meios continuam em alerta

A fase Delta, que teve início a 1 de Outubro, foi criada para prevenir situações como a do ano passado, em que foram registados quase tantos incêndios como no Verão.
Durante os últimos 15 dias, estiveram operacionais 3.952 elementos, entre os quais 1.400 bombeiros, 917 veículos e 26 meios aéreos.
A partir de quinta-feira terá início a fase Echo, período criado pela primeira vez este ano para dar resposta aos incêndios que surgem fora da época normal.
Para a fase Echo vão estar mobilizados 3923 elementos, 915 veículos e dois helicópteros, sendo a única diferença o número de meios aéreos, que passam dos 26 para dois.
O secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, disse à agência Lusa, que a fase Echo «mantém um conjunto de disponibilidade» que permite que o país «não seja apanhado desprevenido».
A área ardida em Portugal entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro reduziu um terço relativamente ao mesmo período do ano passado, segundo os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN).
O relatório provisório refere que entre 01 de Janeiro e 30 de Setembro deste ano arderam
Os dados indicam que o número de ocorrências aumentou ligeiramente este ano. No mesmo período registaram-se 10 922 ocorrências, 1944 incêndios florestais e 8.978 fogachos, mais 616 do que em 2007.
Nos meses de Junho, Agosto e Setembro, período considerado mais crítico em incêndios florestais, conhecido por fase Charlie, arderam
Comparativamente com Julho, Agosto e Setembro do ano passado, este ano a área ardida diminuiu cerca de metade, enquanto o número de ocorrências foi relativamente idêntico.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Atropelamento e Fuga

O Sr. Ilídio, conhecido na cidade por se fazer deslocar sempre na sua bicicleta, circulava na sua faixa de rodagem quando foi abalroado por traz e atirado ao chão. Momentos depois passou um transeunte e ao aperceber-se do sucedido solicitou os Bombeiros que prestaram os primeiros socorros à vítima e o transportaram para a unidade de saúde da Cidade.
Após ter dado entrada na Urgência do SAP do Centro de Saúde de Foz Côa foi enviado para o Hospital Sousa Martins, na Guarda, afim de realizar exames que possam confirmar as suspeitas de lesões na Clavícula e membro inferior.
sábado, 11 de outubro de 2008
Incêndios Rurais

4 Ignições Assolam os matos da zona leste do Concelho.
Esta sexta-feira, na zona leste do Concelho de Foz Côa e na zona Oeste do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, 4 ignições mobilizaram as 2 Equipas de Combate a Incêndios durante toda a tarde e parte da Noite.
A primeira ocorrência registou-se
Apenas uma hora bastou para que os 10 Soldados da Paz tivessem que entrevir novamente, desta vez na freguesia de Vale de Afonsinho, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, onde se trabalhou durante 1 hora até que, quem sabe movidos pela inveja, os vizinhos de Algodres, novamente no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, resolveram solicitar a presença dos Bombeiros pela pior forma, provocando varias ignições no mato, juntando assim mais alguns hectares de área ardida ás centenas que já foram dizimados este ano nesta freguesia.
Como um azar nunca vem só e a proximidade das freguesias deve despertar sentimentos de rivalidade ao ponto de competirem em ignições, eis que entra
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Incêndio Urbano
Os Bombeiros, situados a escassos metros do local, foram alertados

Como é do conhecimento geral, esta instituição possui um armazém próprio para armazenagem de produtos químicos e nocivos, daí a necessidade e quase prioridade imediata da evacuação da zona, mas, a curiosidade falou mais alto e grande maioria das pessoas não acatou os conselhos dados pelos Bombeiros, responsabilidade que estes descartaram de imediato para as autoridades competentes.
Segundo os relatos dos funcionários, minutos antes da ignição o quadro eléctrico havia disparado mas nada de anormal tinha acontecido e por esse motivo, pensando tratar-se de sobrecarga eléctrica, ligaram-no novamente; situação que leva os Bombeiros e as Autoridades de Investigação a desconfiar de curto-circuito ou anomalias na instalação.
Este incêndio, que teve uma intensidade calorífica muito grande devido á enorme quantidade de matéria altamente combustível presente no local, obrigou os Soldados da Paz á utilização de Espumífero Químico de Baixa Expansão, o único existente no Corpo de Bombeiros de Foz Côa, e, aproximadamente 20 minutos depois, as chamas encontravam-se já sobre o domínio dos Bombeiros que passaram a fase mais trabalhosa e morosa; a remoção da matéria e respectivo rescaldo.
Incêndio em Viatura
Hoje, durante a manhã, um incêndio no motor do camião do lixo, propriedade da empresa responsável pela limpeza da cidade fez soar o alerta na sede dos Soldados da Paz, mas, os trabalhadores presentes no local, com recurso a um extintor e uma mangueira de jardim evitaram o pior e os Bombeiros limitaram-se apenas a garantir as condições de segurança.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Vaga de Incêndios Assola Foz Côa e Concelhos Limítrofes
Sábado – Escorna Bois
Este Sábado, na zona de Escorna Bois, freguesia de Freixo de Numao, um violento incêndio irrompeu encosta acima e destruiu algumas dezenas de hectares de floresta e mato.
Em área de zona protegida e onde existe uma enorme biodiversidade com abundância relativa de Zimbro e Carrasco, espécies protegidas por lei pela sua ameaça no ecossistema, o incêndio lavrou durante 2 horas de forma descontrolada dando enorme trabalho aos 25 Bombeiros presentes no local.
Sò pelas 18 horas foi possível respirar de alívio e iniciar um moroso e trabalhoso processo de rescaldo, evitando dessa forma as temíveis reactivações.
Sábado – Quinta da Mela
Ainda os 25 Bombeiros estavam empenhados em acções de Combate na ocorrência acima transcrita quando, separado apenas por alguns quilómetros, surge uma nova ignição de forma inóspita.
Por se tratar de uma ignição nascente e com a relativa proximidade dos meios foi de fácil resolução.
Domingo – Algodres
Depois da Equipa de Combate a Incêndios ter passado grande parte da tarde em deslocações à zona norte do Concelho por falsos alarmes, muito por culpa dos enormes incêndios que assolavam os Concelhos vizinhos, no final da tarde são deslocados em apoio para o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, mais propriamente para a freguesia de Algodres onde auxiliaram os Bombeiros locais no combate a 5 ignições que ocuparam os Soldados da Paz até altas horas da madrugada.
Segunda-feira – Castelo Melhor, Chãs
Ontem, durante a manhã, um incêndio de fraca dimensão e intensidade destruiu algumas dezenas de metros de mato rasteiro bem junto à E.N. 222, próximo da freguesia de Castelo Melhor.
Durante a tarde, na freguesia de Chãs, um terreno agrícola não cultivado ardeu por completo, destruindo algumas arvores de frutos secos e nada mais foi destruindo devido ao muro de pedra que ladeava a propriedade, não permitindo que o fogo, com alguma sorte à mistura, entrasse noutros terrenos idênticos e em zona florestal.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Ontem, ao início da tarde, no Vale d Vila, freguesia de Vila Nova de Foz Côa, um despiste de um tractor agrícola em espaço rural provocou um ferido ligeiro.
A chamada de alerta, efectuada via 112, dava conta de uma situação de ca
Segundo os relatos dos Soldados da Paz envolvidos no socorro “a maior dificuldade foram as péssimas acessibilidades que não permitiram a aproximação de qualquer viatura imprópria para troços de terra e mais uma vez prova-se a falta que faz uma Ambulância de todo o terreno, á muitos anos prometida”.
Após a retirada da vitima, imobilização e estabilização para que se efectuasse o transporte, o CODU Porto não autoriza a entrada da Ambulância de Socorro no SAP da Cidade, dando indicações aos Bombeiros para seguir directo para o Hospital Sousa Martins na Guarda, situação que deixou a Cidade e o Concelho temporariamente desprotegida de Ambulância de Socorro (uma vez que os Bombeiros de Foz Côa só possuem 1 e com 11 anos).
Incêndio Rural
Ontem, ao início da noite, na zona dos Sobradais, freguesia de Freixo de Numão, 2 ignições mobilizaram durante 2 horas 21 Bombeiros e 5 viaturas.
Como se iniciou ontem a fase Delta (fase que comporta o período de 1 a 15 de Outubro) em que a concentração de meios é menor, as respostas a mais do que uma ignição demoram mais um pouco, pois a única solução é o recurso aos voluntários, mas também existe a contrapartida de nesta fase do ano a propagação e a destruição pela acção do fogo ser menor, daí que o combate e a resolução destas situações, ainda mais á noite, não seja tão complexa.