sábado, 12 de setembro de 2009

Cidade de Foz Côa coberta por fumo porque…

A mãe natureza por vezes prega partidas e o que aconteceu no final do dia deste Sábado foi prova disso. Apesar da aparente acalmia durante o horário solar, na despedida da luminosidade, a trovoada seca que se montou em redor do Concelho despoletou uma ignição numa área fortemente arborizada e inacessível a homens e viaturas, tornando-se num violento e grande incêndio florestal em poucos minutos.
Apesar de apenas 1 % dos incêndios florestais serem provocados pelas trovoadas secas, as freguesias do Vilarouco e Custóias do Douro foram as escolhidas nesta percentagem, obrigando à concentração de mais de 60 Bombeiros dos Distritos de Viseu e Guarda.
O vento forte que habitualmente se associa a estes efeitos meteorológicos atirou com as labaredas contra a freguesia de Custóias, chegando mesmo a temer-se o pior, mas o esforço dos soldados da paz evitou que este chegasse junto das habitações.
Foram necessárias várias horas e muita área de terra queimada para que nestes lados se pudesse respirar de alívio e finalmente, muito próximo das primeiras horas de Domingo, o estado de situação operacional passasse a Circunscrito.
Enquanto vários grupos do Distrito se empenhavam no combate ao incêndio florestal que deflagrava no extremo do Concelho, o oportunismo estúpido e mesquinho tomou conta da freguesia de Touça, onde imprevisivelmente irrompeu uma ignição em zona de mato rasteiro, obrigando a um desdobramento dos meios e um esforço muito maior.
Contudo, a rápida intervenção de uma equipa de voluntários dos Bombeiros de Foz Côa colocou um ponto final nas tímidas labaredas, mas que mesmo assim ainda entraram dentro de um amendoal, destruindo algumas árvores de fruto.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: