quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Incêndios… mais do mesmo…

Após uma tentativa falhada de saída da Equipa de Combate a Incêndios para uma ocorrência durante a manha, no final da tarde o cenário ia-se alterar e confirmar-se-ia um incêndio rural.

Na freguesia de Almendra, a localidade mais próxima de “nuestros hermanos” e que lhe ficou com designação, foi o palco de mais uma combustão livre irracional de mato e outras espécies autóctones que, apesar de não terem qualquer significado para o autor moral da tristeza, estão inseridos na paisagem com um propósito, nem que seja o de a colorir.

Embora tenham apenas ardido alguns metros quadrados de área verde, fica o registo para (suspeitam os Soldados da Paz), o início de um corropio de actuações nesta aldeia, onde a utilização de fogo para destruir paisagens será considerada qualquer dia como prática tradicional, tal e qual como os toiros de Barrancos.

Contudo, os Bombeiros continuam de pedra e cal nas suas missões e garantem que não vai ser fácil aos prevaricadores levarem a sua avante, garantindo que como no passado alguém possa ser capturado e condenado pelos seus crimes contra a mãe natureza.

Imediatamente após a intervenção na freguesia de Almendra, outra freguesia com o mesmo histórico triste seguiu-lhe o exemplo e a Equipa de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Foz Côa deslocou-se, por indicação do Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda, para a Barreira, Concelho de Mêda.

Até à hora de actualização deste espaço noticioso os Soldados da Paz ainda se mantinham em missões de Combate, apesar de a situação operacional do incêndio ser a de Circunscrito.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: