sábado, 17 de outubro de 2009

Incêndios Continuam na Fase Echo

Com a entrada na fase Echo* e com o significativo abrandamento dos meios Operacionais no que diz respeito ao Combate de Incêndios, esperava-se que houvesse uma moderação nas ignições rurais, situação que não se tem verificado nestes últimos dias e espera-se até um ligeiro aumento, fruto da subida de temperatura estimada para estes dias, aliada á diminuição de humidade relativa no ar e consequentemente nos Combustíveis.

Tanto em Foz Côa como nos concelhos vizinhos, os incêndios não têm dado indícios de abrandamento e as freguesias na zona ocidental do município de Foz Côa têm sido as mais fustigadas.

Apesar destas se apresentarem com um grau de destruição diminuto, provocado pela ausência de factores climatéricos favoráveis, todas tem de ser extintas, o que leva o seu tempo e concludentemente a mobilização de meios externos ao corpo de Bombeiros da área geográfica.

A situação mais preocupante deste Sábado verificou-se na freguesia de Freixo de Numão, onde vários hectares de mato e floresta foram destruídos por acção do fogo e onde chegou mesmo a ser necessária a intervenção de mais de 20 Bombeiros para aniquilar as chamas que teimosamente insistiam em avançar.

*FASE ECHO (actual)


GIPS/GNR – 638 elementos e 102 viaturas
FEB – 259 elementos e 35 veículos
600 EIP dos Corpos de Bombeiros


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: