quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Outra Paragem Cardio-respiratória – Outro Acidente de Viação

Inicio de Semana complicado para os Bombeiros de Foz Côa. Se a passada segunda feira foi fértil em actuações complicadas, ontem e hoje não se fica atrás no que diz respeito a ocorrências de âmbito Pré-hospitalar.

Ontem, ao início da manhã, na freguesia de Mós do Douro, um homem com aproximadamente 70 anos foi vítima de uma paragem Cardio-respiratória.
Pouco passava das 9 horas quando os Bombeiros de Foz Côa, alertados pelo CODU Porto, se fizeram deslocar á freguesia de Mós do Douro para assistir uma vítima que se encontrava inconsciente junto a um terreno agrícola onde se encontrava a trabalhar.
Quando os Soldados da Paz fizeram a abordagem ao septuagenário já se encontrava ausento de sinais vitais, com rigidez cadavérica periférica e bastante cianosado nas extremidades, o que demonstrava que o tinha acontecido já havia sido a algum tempo.
Através da triangulação de dados com o CODU foi decidido a não realização das normais manobras de suporte básico de vida, aguardando no local pelos tramites legais nestas questões.
Segundo o relato de testemunhos recolhidos no local, suspeita-se que a vítima terá falecido fruto de complicações cardíacas pois o seu histórico clínico aponta nesse sentido.
Contudo, só daqui a alguns dias é que será possível determinar com exactidão a causa da morte uma vez que, após autorização médico-legal, o cadáver seguiu para a morgue do Hospital Sousa Martins para ser autopsiado.

Acidente Rodoviário

Hoje, durante a manhã, a freguesia de Almendra foi palco de um aparatoso despiste de viação.
Pouco passava das 10 horas quando os Bombeiros foram accionados pelo CODU Porto para entrevir numa situação de despiste de viação com 1 vítima envolvida.
Numa das principais artérias da freguesia, um idoso e sua esposa entraram em despiste com um veiculo Quadriciclo, vulgarmente denominados de “Carros sem Carta”, embatendo numa parede de uma habitação que, dada a fraca resistência destas maquinas, a acompanhante do condutor acabou mesmo por sair lesada.
Após imobilização e transporte pelos Bombeiros para o S.U.B. da Cidade, a idosa acabou por receber alta medica encontrando-se já no seu domicilio.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: