segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


Ceia de Natal

No passado dia 19 de Dezembro, pelas 20.00 horas, na cantina da escola Secundária, teve lugar a já tradicional ceia de natal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa.

Das presenças registadas, destaque para o Exm. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Eng. Gustavo Duarte, o 2° Comandante de Operações de Socorro da Guarda, Seara Pires, representante da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, entre outras entidades de igual prestigio da sociedade Fozcoence.

O prato principal da ceia foi o tradicional bacalhau cozido com batatas e couves, numa ementa que incluiu ainda boas entradas e uma abundante mesa de doces variados onde não podia faltar o bolo-rei.

Mais uma vez a Escola de Musica dos Bombeiros quis associar-se a esta festa e voltou a marcar presença com os seus músicos que executaram vários temas do seu repertório e fizeram as delícias dos convidados.

Finalizada esta parte tiveram lugar as intervenções próprias destas comemorações, usaram da palavra o Sr. Presidente da Assembleia-geral da Associação, que desejou um Santo Natal a todos os presentes em especial aos Bombeiros e agradeceu a entrega dos mesmos à sua causa e missão.

De seguida foi a vez do Presidente da Direcção, António Lourenço, que entre outros temas, fez referencia às dificuldades com que o Corpo de Bombeiros se depara no que diz respeito à mobilidade da viatura de Emergência. De referir também o facto de ter publicamente agradecido às famílias dos Soldados da Paz, pilar forte e fundamental para que este tipo de causa seja possível.

O 2° Comandante Distrital, Seara Pires, alem do desejo de um Bom Natal, fez uma breve mas sentida referencia ao carinho que nutre por este CB, bem como pelos seus elementos, deixando no final, bem expresso, o desejo de, dentro das suas possibilidades, ajudar a solucionar o problema da Ambulância de Socorro.

Antes da Intervenção do Exm. Sr. Presidente da Câmara Municipal, usou da palavra o Sr. representante da Federação Distrital de Bombeiros, que, além das saudações e desejos da praxe, referiu-se a um ponto fulcral e actual nas Associações Humanitárias e que diz respeito ao enquadramento legal dos funcionários das mesmas, prometendo para breve a publicação dos estatutos que vêm legislar sobre essa matéria.

A concluir as intervenções, usou da palavra o Exm. Sr. Presidente do Município, Eng. Gustavo Duarte, aludindo de uma forma profunda e responsável, digna do cargo que ocupa. Foi, sem duvida alguma, o pai natal do jantar, informando os presentes das suas pretensões em relação ao veiculo da Protecção Civil, adquirido pelo antigo executivo e utilizado para tudo até aqui, menos para as missões que lhe haviam sido destinadas aquando da sua aquisição.

Claro que foi com enorme entusiasmo que a noticia foi recebia pelos Soldados da Paz, passando a contar com mais uma viatura de todos os caminhos, para o Combate a Incêndios.

Além da entrega desta viatura, prometeu a alteração de proprietário da recém adquirida Ambulância de Transporte Múltiplo, oferecida pelo anterior executivo, bem como a liquidação da divida referente a esta oferta.

Como o Exm. Sr. Presidente dos Bombeiros, na sua intervenção, se referiu ao facto de estar a realizar uma ginástica suada para poder pagar os mais de 2000 euros de reparação da Ambulância de Socorro, outras dividas de interesse, bem como poder ainda este mês, comprar para a Ambulância, o monitor de sinais vitais que vai, sem sombra de duvidas, colocar o trabalho dos Bombeiros num patamar bastante mais elevado, o presidente de todos os munícipes, comprometeu-se a transferir até final do ano, as verbas estipuladas em orçamento municipal ainda em carteira, bem como realizar um aumento no orçamento para o ano de 2010.

Terminou com um Bom natal para todos os presentes e ausentes, deixando a certeza de que os Bombeiros podem contar com o município como braço direito, de forma a dar continuidade ao excelente trabalho realizado até aqui.

Com a festa terminada, resta aos Bombeiros, através do seu Blog, desejar a todos um Bom Natal, recheado de sonhos e desejos realizados e um ano de 2010 cheio de sucessos.

Obrigado a todos.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: