terça-feira, 9 de março de 2010

Acidente – Colisão

Ocorreu esta terça-feira, na E.N. 222, próximo da freguesia de Touça, Concelho de Vila Nova de Foz Côa, uma aparatosa e violenta colisão entre uma viatura pesada e um veículo ligeiro de mercadorias.

Pouco faltava para as 8 horas quando o CODU Porto, através de alerta feito para o número europeu de emergência 112, solicitava Bombeiros para uma situação de colisão, envolvendo 2 vítimas com aparente gravidade e encarceradas no seu interior.


No imediato, os Bombeiros de Foz Côa saíram para o local com 2 ambulâncias e viatura de desencarceramento, tendo recebido apoio do CB de Mêda, que também estiveram no local com os mesmos meios.


No local, o posicionamento das viaturas, agravadas com o acentuado declive do terreno na única zona que iria servir de de acesso ás vitimas, adivinhava um cenário bem difícil, sendo só minimizado com o excelente entrosamento de trabalho entre os elementos presentes.


Quando a Viatura Medica de Emergência e Reanimação chegou ao local, já ambas as vitimas haviam sido extraídas, encontrando-se imobilizadas nas Ambulâncias de Socorro, local onde receberam cuidados diferenciados de estabilização por parte do Médico e do Enfermeiro da VMER, sendo encaminhadas para a Unidade de Saúde Local da Guarda.


O condutor do veículo ligeiro, proprietário do mesmo, foi a vítima mais grave, apresentando-se com multi-fracturas nos membros inferiores, acompanhadas de hemorragias.


O ocupante, aparentemente o menos grave da viatura ligeira, apresentava-se com notórias dores na zona do pescoço e coluna, fruto do denominado “efeito chicote”, alem de algumas escoriações faciais provocadas pelo estilhaço do vidro frontal.


A tripulação da viatura pesada, constituída por 3 elementos, deu também entrada no Serviço de Urgência Básica de Foz Côa, sendo que o condutor foi encaminhado para o Hospital Distrital de Bragança com uma fractura no pulso e os restantes tiveram alta pouco tempo depois.


As causas deste acidente ainda estão por apurar mas, segundo os relatos das testemunhas e do próprio condutor, o gelo e sujidade do piso terão estado na origem do despiste do camião, embatendo depois na viatura ligeira que seguia em sentido oposto.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

2 comentários:

sonia disse...

Gostaria de saber como estão os feridos. Não é que eu os conheça mas encontrava me nas urgencias do hospital da guarda e a percebi me que um ferido entrou em estado considerado grave.As melhoras para eles. sonia

279768100 disse...

Olá Sónia:

Segundos nos foi possível apurar, uma das vitimas teve alta hospitalar poucas horas depois, enquanto a outra necessitou de intervenção cirúrgica aos membros inferiores que estavam bastante feridos.
Ambas estão vivas e com prognósticos favoráveis de boa recuperação.

A Administração do Blog.