sábado, 31 de julho de 2010

Sexta Feira Muito trabalhosa para os Bombeiros da Cidade.

A passada sexta feira foi bastante trabalhosa para os Soldados da Paz da Cidade de Foz Côa, com um acidente rodoviário e um incêndio florestal a marcarem a actualidade.
Pouco passava das 15 horas quando o CODU Porto, através do número europeu de emergência 112, alertava os Bombeiros da Cidade para uma situação de acidente rodoviário, numa das principais avenidas da freguesia. Um aparatoso e violento embate entre uma viatura de passageiros que circulava no sentido Foz Côa – Almendra e uma viatura pesada que se encontrava estacionada, provocou um ferido grave. Foi necessário o recurso ao desencarceramento para extracção controlada da vítima, processo moroso e muito complicado devido á deformação da parte frontal da viatura, que só ficou resolvido mais de 1 hora depois. A vítima, após observação no Serviço Básico de Urgência, foi encaminhada para o Hospital Distrital da Guarda onde foi submetida a Cirurgia de Urgência.
No local estiveram 12 Bombeiros, 2 ambulâncias e 1 viatura de salvamento e desencarceramento.

Ainda durante a “ressaca” do acidente, uma violenta ignição irrompe na freguesia de Muxagata, junto á ribeira de pisco, bem próximo da zona de piscos, património da Humanidade Classificado pela UNESCO em 1998.
Só após várias horas de trabalho incansável foi possível dar o incêndio como dominado, permanecendo até ao momento de actualização do Blog em vigilância activa.
No local estiveram equipas de combate a incêndios das Corporações vizinhas de Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo, mas também de Vila Franca das Naves, Celorico da Beira e Pinhel, perfazendo um total de 39 Bombeiros e 9 viaturas.
Ambas as ocorrências estiveram á responsabilidade de coordenação e comando do Comandante dos Bombeiros de Foz Côa, Aníbal Carvalho.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: