quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Incêndio na Mata de Lobos foi um dos mais difíceis

Na passada Segunda feira, pouco depois das 19 horas, a equipa destinada ao combate a incêndios dos Bombeiros de Foz Côa foi accionada para a freguesia de Mata de Lobos, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, para aquele que viria a ser um dos incêndios mais difíceis de combater até ao momento no decorrente ano.

Esta ignição, que ocorreu em situação de inoperância dos meios aéreos devido à fraca luminosidade já existente, deu-se num local fortemente arborizado e de muito difícil acesso. Aliado a estas adversidades, as altas temperaturas que se fizeram sentir durante toda a noite e a continuidade de combustível pesado\médio, foram os principais motivos para um trabalho árduo e incessante, apenas com uma pequena paragem para aquela que viria a ser a única refeição durante 14 horas, resumindo-se a uma bifana e um refrigerante.

Se neste caso a culpa da má alimentação dos homens não se pode atribuir a ninguém, uma vez que a restauração na área abandona cedo as lides da gastronomia, já a proliferação das labaredas se devem, em grande parte, à desertificação e abandono dos terrenos agrícolas e ao péssimo estado das acessibilidades cuja grande responsabilidade se podem imputar à Junta de Freguesia.

Só ao raiar do dia e com o forte apoio de 5 meios aéreos espanhóis e 1 Português se conseguiu banir o fogo da floresta e só depois do meio-dia se pode compensar o esforço com uma refeição digna desse nome.

Para trás ficou um triste cenário de mais uma destruição florestal, algo a que infelizmente já nos vamos habituando.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: