As Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários decidiram ontem avançar para protestos, caso o entendimento com o Governo, na questão do transporte de doentes não urgentes, não seja possível. A decisão foi votada e aprovada por unanimidade, na Figueira da Foz, no Congresso Extraordinário da Liga dos Bombeiros.

Perspectivámos uma de duas coisas: ou fazemos um protesto público em Lisboa, com a participação de todas as federações distritais do País ou, em alternativa, fazemos um protesto público, no mesmo dia e à mesma hora, nas capitais do distrito", referiu Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. Em aberto está também a possibilidade de avançarem com uma providência cautelar.
"As negociações com o Governo não estão num impasse. Queremos acreditar que existe disponibilidade no Ministério da Saúde para corrigir de forma efectiva o despacho", explicou Duarte Caldeira. A contra-proposta ao despacho do Governo será apresentada amanhã e procura salvaguardar três questões fundamentais: "Garantir o transporte a todos os cidadãos doentes; que os transportes de doentes sejam feitos por ambulância homologada; um preçário único e vinculativo para todos os serviços da rede nacional de saúde, estabelecido e obrigatório quer para os estabelecimentos de saúde quer para os bombeiros", destacou o responsável.
Em causa está um despacho do Ministério da Saúde que obriga que o transporte de doentes não urgentes tenha de obedecer a dois requisitos: a prescrição clínica e insuficiência económica. Uma medida considerada pelos bombeiros de "anti-social e injustificada". Nas últimas semanas, têm sido várias corporações a denunciar problemas económicos.
IGAI EXIGE A DEMISSÃO DE GIL MARTINS
A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) defende a demissão de Gil Martins, comandante operacional do Comando Nacional de Operações e Socorro, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Segundo a TVI, os inspectores concluíram que Gil Martins desviou cerca de 137 mil euros, entre 2007 e 2008. As conclusões do relatório, segundo a TVI, dizem que Gil Martins contou com a colaboração do seu motorista. O CM tentou ontem falar com Gil Martins. Fonte da ANPC informou que Gil Martins não faz comentários.
Fonte:CM
Também temos direito a uma Ambulância de Socorro
Sem comentários:
Enviar um comentário