terça-feira, 22 de março de 2011

Ambulância de socorro Marca passo novamente

No final do dia do passado Domingo, uma simples ocorrência de intoxicação medicamentosa numa freguesia do Concelho de Foz Côa, transformou-se numa caricata e cómica situação, estando a ABSC 02 no papel de protagonista.
Às 23 horas de domingo, os bombeiros de Foz Côa foram accionados para a freguesia de Mós do Douro com o intuito de socorrer um residente e natural daquela aldeia que se encontrava em situação de intoxicação medicamentosa e alcoolizado, numa clara tentativa de apelidar a si atenções mediáticas.
Após a abordagem á vítima para recolha de dados que permitisse aos socorristas uma melhor avaliação do caso, iniciou-se o transporte, indicando que o destino seria a Unidade de Saúde da Cidade de Foz Côa. Ainda durante o caminho e seguido o protocolo estipulado, o elemento diferenciado da viatura efectua uma passagem da dados para o CODU que resolve enviar o padecente para o Hospital de Mirandela. Até aqui tudo normal, apesar de ser comunicado e imediatamente perceptível pelo receptor que iria ser uma viagem longa e difícil, fruto das dificuldades de locomoção que a viatura em questão apresenta. Mais de 1 hora depois, os 3 elementos que tripulavam a ambulância entregam a vítima na urgência do Hospital de Mirandela, “com um aparatoso envaidecimento” – conforme refere o TAS responsável pelo transporte – “pois vinha monitorizada, com ecg feito e uma avaliação permanente de dados vitais, sendo mesmo elogiosamente recebida pelo médico de serviço”. Os Bombeiros de foz Côa apenas estiveram na urgência o tempo suficiente para transferir a vítima e recolher o material, preparando a viatura para a viagem de regresso quando, provavelmente farta do esforço que lhe foi incutido, quis também ser protagonista e resolveu não pegar… Só depois de várias tentativas e com recurso a utentes, acompanhantes e Bombeiros que estavam no local, lá se empurrou o cirro e com algum suor e uns metros depois o motor trabalhou, gorando-se dessa forma; não o bom trabalho prestado nem a consciência dos intervenientes, mas a má imagem que ficou e a vergonha da circunstância.
Enfim, continuamente na expectativa do “euro milhões” de um benemérito, de um “desperdício” do município ou de uma dádiva desconhecida, pois a direcção na voz do seu representante “recusa-se” a falar em despesas num momento destes e do Estado, na voz do INEM, do Ministério da saúde ou dos representantes governativos regionais nem palavra.
Ficamos pois na expectativa da próxima, restando apenas a consolação que sempre que aconteça seja em circunstâncias idênticas.          

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: