segunda-feira, 12 de março de 2012

Fim-de-semana de muito trabalho e com êxito no Desfile Etnográfico


Na passada Sexta-feira, pouco depois das 12 horas, o Centro de Orientação de doentes Urgentes do INEM solicitava os operacionais dos Bombeiros de Foz Côa para uma situação de colisão, envolvendo um ferido com alguma gravidade, no lugar da Teja, freguesia de Horta do Douro.
No imediato 8 operacionais com ambulância de socorro e viatura de salvamento e desencarceramento deslocaram-se ao local onde encontraram uma colisão entre um motociclo e uma viatura ligeira de mercadorias da qual resultou um ferido politraumatizado, aferindo queixas na zona da cintura pélvica e num dos membros superiores, resultantes da aparatosa queda do motociclo.


Após os procedimentos protocolados para estes tipos de situações, por indicação do INEM, a vítima foi transportada para as valências de ortopedia do Hospital Sousa Martins, na Guarda, local onde foi possível descortinar e tratar o tipo de lesão apresentada.

Durante a tarde de sexta-feira e início de noite, os Bombeiros de Foz Côa foram ainda solicitados para uma situação de incêndio numa chaminé, onde se limitaram a garantir as condições de segurança e verificação de danos estruturais e uma ignição num contentor do lixo, no Bairro Flor da Rosa, provavelmente “ateado” pelo despejo de material combustível incandescente.

Durante o dia de Sábado e para “abrir” o apetite, pouco depois das 5 horas da madrugada, uma ignição florestal irrompia bem próximo das habitações da freguesia de Muxagata, situação de fácil e rápida resolução por parte dos operacionais envolvidos.
Durante o resto do dia os Bombeiros foram solicitados para situações de âmbito pré-hospitalar, sendo na sua maioria casos de doença súbita.

Durante o dia de Domingo, alem de algumas solicitações por parte do INEM para prestação de socorro no âmbito pré-hospitalar, de referir apenas duas situações, sendo que uma foi de queda com suspeita de fractura na zona da cintura pélvica e que foi encaminhada directamente para a unidade de ortopedia do Hospital Sousa Martins, na Guarda; e outra situação de acidente rodoviário – Colisão – entre 2 veículos ligeiros de passageiros, do qual resultaram 2 feridos ligeiros, sendo que apenas 1 necessitou de ser transportado pelos Bombeiros para o Serviço de Urgência Básico da Cidade de Foz Côa.   
Ainda durante a tarde de Domingo, uma violenta ignição irrompeu mato fora na freguesia de Chãs, destruindo em apenas algumas horas mais de meia centena de hectares de mato e culturas agrícolas. Estiveram envolvidos no Combate as labaredas 11 Bombeiros, apoiados por 3 viaturas, sendo que uma das equipas presentes faz parte da Força Especial de Bombeiros, vulgarmente denominados de Canarinhos e que prestou um precioso auxilio na extinção das chamas, que findaram o seu galopante desenvolvimento pouco depois das 20 horas.       
A par de todas estas intervenções, houve ainda tempo e operacionais para Desfilar no “Desfile Etnográfico das Amendoeiras em Flor”, com uma viatura que intitulava o tema: “Os Bombeiros na defesa dos Patrimónios” e que em muito envaideceu todos os Bombeiros de Foz Côa pelo feedback recolhido junto das milhares de pessoas que assistiram ao emblemático cortejo.  

Foi, sem dúvida alguma, um fim-de-semana muito intenso e de muito trabalho que culminou com a sensação de dever cumprido, o que em muito agrada a quem diariamente se entrega á causa de auxiliar o próximo sem qualquer benefício e em detrimento da própria vida.

Bem hajam a todos – Se fosse fácil, não era para nós. 


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: