sábado, 16 de março de 2013

Violento despiste provoca 2 feridos graves



Na passada madrugada, momentos antes das 2 horas, a E.N. 222, próximo da freguesia de Almendra, foi palco de um violento despiste de viação que provocou ferimentos graves nos 2 ocupantes.
A viatura em questão, um ligeiro de passageiros, saiu da faixa de rodagem e foi embater lateralmente na berma, ficando imobilizada alguns metros mais á frente num caminho de terra batida que faz acesso a uns terrenos agrícolas. 

Os 2 passageiros, ambos de nacionalidade estrangeira mas a residir a e laborar no Concelho de Foz Côa, foram inicialmente socorridos por 2 transeuntes e que efetuaram o alerta para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM. 

Os Bombeiros da Cidade foram solicitados para o local e, fruto da escassez de informação que havia sido dada ao INEM, primaram pelo excesso e avançaram no imediato com 1 Ambulância de Socorro e 1 Viatura de Salvamento e Desencarceramento. Já no local e após uma primeira avaliação do estado clinico dos sinistrados, o responsável pela operação de socorro (COS) solicitou junto da tutela do pré-socorro apoio diferenciado, que enviou a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, alocada no SUB de Foz Côa, e fez avançar mais 1 Ambulância de Socorro dos Bombeiros.
 
Como ambas as vitimas já se encontravam fora da viatura á chegada dos Bombeiros, não houve necessidade de proceder á criação de espaço na viatura com recurso ao desencarceramento, focalizando os operacionais no protocolo de imobilização, trauma e avaliação sistematizada, procedendo depois ao transporte para o Hospital Distrital da Guarda, unidade com valências em trauma e cirurgia.
De referir e salientar o excelente entrosamento, conhecimento e profissionalismo com que todos os elementos atuaram neste cenário, concretizando com elevada entrega o objetivo comum. Também uma palavra de apreço aos Profissionais do INEM que, mais uma vez demonstraram capacidades técnicas e profissionais á altura das exigências e aos agentes da Guarda Nacional Republicana que em todo o processo garantiram excelentes condições de segurança aos operacionais de socorro.

No local estiveram 12 Bombeiros apoiados por 2 Ambulâncias de Socorro, 1 viatura de Salvamento e Desencarceramento, 2 elementos do INEM com uma ambulância SIV e uma patrulha da GNR da Cidade de Foz Côa.    

 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

De há tempos para ca, poder-se-á falar de forma clara, objectiva e directa, do trabalho que estes Homens têm desenvolvido, não só nos TO, como fora deles. Primam quer frequente quer minuciosamente cada vez mais pela distinção do seu trabalho, pelo empenho, pela formação que acarretam com eles, pela responsabilidade que lhes cresce todos os dias nas costas no intuito de serem perfeccionistas.
Aqui fica o agradecimento.
Um apertado abraço a este homens e um forte beijo a estas mulheres.

P.S. Boa imagens do olho-de-boi