sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mantenha a casa quente sem usar aquecedores

Se tem vontade de reduzir as emissões de CO2, ou apenas a conta da electricidade, siga as dicas que se seguem para manter a sua casa mais quente antes mesmo de ter de recorrer aos aquecedores.

Feche todas as janelas correctamente
As janelas devem ser trancadas, para evitar realmente que o frio entre na casa. Durante o dia pode abri-las, caso a temperatura exterior seja mais alta do que a interior.

Use cortinas de chuveiro claras nas janelas que recebem luz solar
Isto fará com que o calor do sol aqueça a casa, afastando o ar frio e não o deixando entrar. Também pode cobrir as janelas com folhas de plástico transparente e torná-lo hermético.
 
Coloque cortinas
Um conjunto de cortinas pesadas nas janelas também pode bloquear as correntes de ar fortes. Opte por abri-las quando o sol esteja a brilhar e feche-as quando ele não esteja por perto.

Sele as portas
Confira se a porta está bem selada à volta da ombreira e também por baixo. Pode comprar um isolador de portas, para o revestimento em torno desta, ou um “chouriço” para a parte inferior. Em último caso, improvise, encha uma toalha e coloque-a ao fundo.

Deixe bater a maior quantidade possível de sol na casa
Verifique se não há obstáculos, como plantas ou objectos exteriores, que possam impedir os raios de sol de incidirem sobre a casa. O ideal será colocá-los de volta nos seus lugares à noite para que nessa altura sirvam de isolamento adicional.

Feche as divisões que não são utilizadas
As portas fechadas fazem da divisão uma barreira entre si e as zonas de ar frio. Isto também evita que o ar circule tanto, o que reduz a perda de calor.

Coloque tapetes ou carpetes
Os tapetes e as carpetes ajudam a prevenir a perda de calor através do chão. Geralmente são mais quentes ao toque do que a madeira ou o azulejo, oferecendo assim uma superfície aquecida onde caminhar.

Isole o sótão
Uma grande quantidade de calor da casa escapa através do sótão, à medida que o ar quente sobe e o frio desce. Certifique-se de que o seu sótão está isolado o suficiente.

Use o forno
O vapor dos cozinhados eleva o nível de humanidade na casa, tornando o ar mais denso, o que obriga a mais energia para aquecer o ar húmido. Controle então os cozinhados que emitem vapor, pois eles vão fazer aumentar a humidade no ar e tornar a casa mais húmida. Ao invés disso, faça bolos, por exemplo – o forno vai ajudar a secar o ar e a aquecer a cozinha.

Acenda velas
As velas produzem uma grande quantidade de calor. Esteja apenas atento ao sítio onde as coloca e não as deixe abandonadas. No supermercado ou em qualquer loja local facilmente consegue encontrar velas de forma barata.

Use um desumidificador
Os desumidificadores servem para remover a humidade do ar, sem especificamente aquecer ou arrefecer o ambiente. Usando este aparelho, as divisões da casa ficarão menos húmidas, um pouco mais quentes e, logo, mais confortáveis.

in:greensavers
por:FIRESHELTER52
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: