segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Incêndio Urbano “precede” Jantar de Natal



No passado Sábado, dia 30 de Novembro, decorreu nas instalações dos Bombeiros o tradicional Jantar de Natal dos Bombeiros de Foz Côa. 

Este ano, o convívio natalício dos soldados da paz, teve a particularidade de ser oferecido na íntegra por Carlos Rebelo, cidadão residente na cidade de Foz Côa e empresário proprietário do talho “O XIXAS”. Já desde meados do Verão que Carlos Rebelo havia manifestado essa vontade e eis que dia 30, com auxílio da família, colocou em prática a sua vontade, fomentando dessa forma o convívio e o espirito natalício entre os Bombeiros, dirigentes, familiares e convidados. 

O caldo de marisco serviu de epígrafe para a feijoada que se seguiu e mesmo antes da degustação das sobremesas, a mesa de honra, composta por figuras de destaque local, distrital e nacional, realizaram os costumes discursos da praxe, compostos essencialmente por palavras de conforto, esperança e desejos de um feliz natal e próspero ano novo. Por todos os oradores foi referenciado o clamoroso verão de 2013, sem esquecer os Homens “tombados” fatidicamente em operações de extinção dos incêndios florestais, bem como os camaradas feridos, com particularidade para os Bombeiros de Famalicão da Serra que a 29 de Agosto, na freguesia de Chãs, Concelho de Foz Côa, um incêndio florestal de dimensão considerável provocou ferimentos de alguma gravidade em 4 Operacionais. Muito embora essa situação ainda pese no espírito dos Bombeiros, foi de certa forma reconfortante saber que as situações desses elementos evoluíram favoravelmente, encontrando-se ainda e infelizmente, 2 Bombeiros internados. 

No final, o donatário das iguarias, Carlos Rebelo, entregou, ao Comandante do Corpo de Bombeiros, Ildefonso Costa, uma estátua de um Bombeiro com uma dedicatória para os “guerreiros”:

“Jantar de Homenagem e gratidão pela Bravura no Combate aos Fogos 2013”

Ao Carlos Rebelo, bem como a toda a sua família, o Corpo de Bombeiros de Foz Côa na sua globalidade, vem também por esta forma agradecer, de forma muito sentida, o gesto de “carinho” e desejar-lhe um feliz e santo natal, bem como um próspero ano novo.   

Incêndio Urbano. 

Momentos antes do jantar, pelas 20 horas e 20 minutos, um alerta solicitava os Bombeiros para um incêndio urbano, na rua da Lameira, às portas da zona histórica da cidade.
A ignição, que teve início entre o forro e o telhado, ambos em madeira, consumiu parte da estrutura de sustentação das telhas, bem como do forro interno, cingindo-se no entanto a uma área reduzida.
De ressalvar nesta ocorrência, prende-se com a detecção atempada das labaredas pela residente da habitação, situação que permitiu minimizar os danos provocados, quer pelo fogo, quer pelo combate, não havendo desalojados nem vitimas a lamentar.
No local estivem 9 Operacionais dos Bombeiros de Foz Côa, apoiados por 2 viaturas de combate a incêndios e 1 ambulância de socorro.
Esteve presente a GNR da Cidade com uma patrulha que registou o incidente.                 











Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: