sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Acidente de Trator Provoca ferido Ligeiro

Na passada Terça-feira, pouco depois das 13 horas, um despiste de tractor numa zona rural da freguesia de Foz Côa, provocou um ferido ligeiro.
O acidentado, tractorista á muitos anos e com larga experiência na manobra destes engenhos agrícolas, sofreu ferimentos na zona da clavícula e omoplata, sendo assistido, imobilizado e transportado directamente para o Hospital Distrital da Guarda pelos Bombeiros de Foz Côa. Segundo o próprio, o acidente ter-se-à dado quando o tractor resvalou num patamar de vinha, o que obrigou a 1/4 de volta, posição em que ficou imobilizado.


Estes tipos de acidentes, infelizmente, são ainda em elevado número e normalmente com consequências bem mais graves do que a verificada, o que têm levado a várias acções de formação e sensibilização, essencialmente pelas Associações de Agricultores, não sendo, no entanto, as desejadas e em quantidade suficiente.
Na opinião dos operacionais que se deslocaram ao terreno, "o tractor estava munido do frontal, vulgarmente designado de Santo António, situação que impediu que o tractor desse mais de 1/4 de volta, minimizando dessa forma os danos provocados no condutor. Não é habitual ver-se o frontal içado e/ou com a cobertura completa, nem a segurança passiva posta em prática, como o uso do cinto de segurança, mas, pensamos, que neste caso específico, a utilização de todos os recurso à disposição do tractorista, terá sido fundamental para o desfecho "feliz" deste acidente" - Referem os Socorristas.

O Blogue dos Bombeiros de Foz Côa, na qualidade de promotor e divulgação do serviço dos Bombeiros, não pode ficar indiferente às inúmeras situações que tem ocorrido neste últimos anos e como a prevenção é sempre a forma de minimizar o acto, deixamos um link da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), sobre dados estatísticos relativamente a ocorrências desta natureza e medidas preventivas.

CNA - AQUI
ANSR - AQUI                

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: