quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Luzes de Natal podem ser um risco

Apesar de ser um estudo que remonta a 2010 sobre as luzes de Natal, normalmente utilizadas nesta época do ano com intuitos decorativos, o número de incidentes provocados por estes dispositivos decorativos não tem vindo a diminuir.

Um estudo da Comissão Europeia revela que 30% das luzes de Natal apresentam riscos óbvios e directos de incêndio ou de choque eléctrico.

A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores testou 16 jogos de luzes de Natal e detectou quatro com risco de provocar choque eléctrico, sobreaquecimento e propagação de incêndio.

«Já alertámos a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e pedimos que os produtos perigosos sejam retirados das lojas. Além disso, a rotulagem não indica a voltagem e fornece informação pouco clara sobre o uso para interior ou exterior. Algumas indicações estão erradas. São defeitos que denunciam a utilização abusiva da marcação CE pelos fabricantes», alertou a Deco.

A Deco detectou também «falhas graves de segurança» em três produtos: Multifunction rice light, Trunfo feliz e Wangs twinkle lights, devido a problemas no isolamento e construção e partes sob tensão que podem ficar acessíveis. «Nos testes de resistência ao fogo, a chama não se apagou após 30 segundos e há risco de propagação de incêndio», alertou.

Dicas para um Natal «iluminado»

Como as luzes de Natal fazem parte da quadra, a Deco deixa alguns conselhos para quem gosta de passar esta época festiva «iluminado».

Em primeiro lugar, e para evitar riscos, opte por luzes de Natal com transformador. São as mais seguras. Prefira um sistema de luzes «led» com transformador, de baixa tensão. «Se o isolamento dos condutores se danificar ou houver uso incorrecto, não há risco de choque eléctrico. Estes sistemas são mais caros, mas também os mais seguros».

«Verifique se o cabo eléctrico tem um diâmetro igual ou superior a 0,5 mm2. Os condutores demasiado finos estão mais sujeitos a sobreaquecimento. Se pretende instalar as luzes no exterior, confira se são indicadas para esse fim. Na falta de informações, use só no interior», acrescentou ainda.

Já sabe, não se pode esquecer de apagar as luzes antes de sair de casa ou durante a noite (quando for dormir).

«Não deixe o dispositivo de controlo das luzes ao alcance das crianças e em caso de sobreaquecimento (do cabo que liga as lâmpadas, problemas de isolamento ou envelhecimento dos plásticos) deixe de usar o jogo de luzes e reclame na loja».

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

No link abaixo mostra o que pode ocorrer na sua sala:


https://www.youtube.com/watch?v=ZLHhG65fLeY