domingo, 9 de fevereiro de 2014



Bombeiros Participam em Buscas por idoso desaparecido

Na passada Sexta-feira, o Comando territorial da Guarda Nacional Republicana, solicitava a colaboração dos Bombeiros da Cidade, na busca por um idoso, natural e residente numa das freguesias situadas a noroeste do Concelho.
O desaparecido em questão, padece de doenças que o impedem, entre outras, de garantir um sentido de orientação, bem como a perceção consciente do que o rodeia. Foi encontrado já durante a noite, próximo das 21 horas, fruto do persistente trabalho de todos, com particular incidência para a GNR, que foi quem o encontrou, junto ao cemitério da Touça. Ainda foi transportado por uma patrulha da GNR ao Serviço de Urgência Básico da Cidade, apresentando apenas sinais de hipotermia e algum cansaço.    
No local estiveram vários elementos da GNR, incluindo brigadas cinotécnicas compostas por binómios. Estiveram igualmente presentes os Bombeiros de Foz Côa com 8 operacionais, 2 viaturas todo o terreno e 1 ambulância de socorro.

Bombeiros Socorrem PCR em local Protegido por DAE

Na passada sexta-feira, os Bombeiros de Foz Côa são solicitados pelo CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) do INEM para uma situação de Doença Súbita, na freguesia de Santa Comba.
À chegada dos Operacionais ao local, a vítima, encontrava-se em Paragem Cardiorrespiratória (PCR), tendo iniciado no imediato todo o protocolo inerente á situação. Apesar de todo o cenário ter sido trabalhado e desenvolvido com intuito de reverter a situação, as mesmas verificaram-se infrutíferas e a vítima acabou por falecer no Serviço de Urgência Básico de Foz Côa. 

Sobre este caso, convém apenas referir e refletir, sobre o molde do Plano Concelhio de Desfibrilhação, que, nestas situações, não tem sido posto em prática. 

Santa Comba, bem como quase todas as freguesias do Concelho e locais específicos, possuem aparelho de Desfibrilhação Automático Externo, vulgarmente denominado de DAE, certificados pelo INEM. A certificação destes aparelhos implica, entre outros casos, que o local onde o aparelho está afeto, possua nas suas valências, permanentemente, um operacional de DAE, desde que o local consignado esteja em laboração e/ou atividade.

Como neste caso específico, o local onde se verificou esta paragem cardiorrespiratória se encontra protegido por DAE e labora 24 horas por dia, não se compreende como nunca foi utilizado semelhante ferramenta técnica, não sendo este o primeiro caso verificado.    
 


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: