segunda-feira, 31 de março de 2014

Bombeiros de Foz Côa com formação em CAMP


 
Decorreu na passada semana, de 21 de Março a 30 de Março, a formação de Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas, de acrónimo CAMP, composto por uma carga horaria de 50 horas, ministrada por formadores externos da Escola Nacional de Bombeiros, vertendo no conteúdo pedagógico uma componente teórica e componente pratica.
Esta formação certificou 4 operacionais deste Corpo de Bombeiros para situações que possam envolver acidentes com matérias perigosas, cargas e componentes que diariamente atravessam de várias formas as vias do concelho de Foz Côa. Nesta formação, essencialmente, abordaram-se temas como legislação em vigor, a classificação de matérias perigosas, a identificação de matérias perigosas, procedimentos de segurança, entre outros.

Para este corpo de Bombeiros, a multidisciplinaridade existente no seio dos seus operacionais é, inequivocamente, motivo de satisfação, mantendo a linha da diversidade táctica/operacional actualizada, sendo essencial e fundamental nas respostas às solicitações de diversa natureza e grau de complexidade que possam surgir.  


Ainda sobre a temática formativa, de referir o sucesso com que dois operacionais do Corpo de Bombeiros frequentaram a recertificação do curso de Tripulante de Ambulância de Socorro, ministrado e certificado pelo INEM, através do seu núcleo de formação no Norte. Relembramos que a formação supra referida é de vital importância, não só pela qualidade técnica com que habilita os seus formandos, mas também pela vertente jurídica, que obriga as Ambulâncias de Socorro a realizar serviços tripuladas por operacionais com certificação de Tripulante de Ambulância de Socorro.

 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: