segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nova Ambulância ao Serviço da Comunidade



Em ano de octogésimo aniversário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa, recebe uma nova ambulância de transporte de doentes como primeira prenda. 

No passado domingo, dia 12 de Abril, à hora estipulada, meia centena de Fozcoenses marcaram presença conjuntamente com Bombeiros, Notáveis, membros dos órgãos sociais e beneméritos, para assistirem a cerimónia de inauguração e bênção deste novo meio operacional, integralmente oferecido pela empresa “Symington, Vinhos SA.”

A tradicional cerimónia que oficializa a Ambulância com o mundo espiritual, fazendo com que os desejos de felicidades, sucessos e longevidade se cumpram, foi presidida pelo pároco reverendo da freguesia, Pe Ferraz, estando presentes na assunção da profecia o presidente do Conselho de administração da empresa Symington, Dr. Paul Symington e outros administradores e colaboradores.       
   
Após o acto simbólico, todos os presentes rumaram ao Salão Nobre do quartel do Corpo de Bombeiros, local que serve habitualmente de palco aos discursos da praxe. 

Abriu a sessão o presidente da direção, António Lourenço, que, visivelmente emocionado, agradeceu o notabilíssimo gesto e enalteceu a forma como todo o processo de “negociação” decorreu durante os meses que antecederam a vinda da Ambulância. Além dos agradecimentos sinceros ao presidente da Symington, restante conselho de administração e colaboradores pela forma abnegada e altruísta com que brindaram este corpo de Bombeiros, aproveitou o momento para agradecer ao Dr. António Filipe, intermediário fundamental nos contactos estabelecidos entre o presidente António Lourenço e a Administração da Symington, ausente neste dia por motivos profissionais. Aproveitou o momento para relembrar a todos sobre as enormes dificuldades com que a estrutura diretiva da associação se depara, não só de ordem financeira, fruto dos constrangimentos governativos e pelos deficitários subsídios atribuídos a nível nacional e a nível local, mas também pelos atentados vis e externos que atentam contra a democracia e visam exclusivamente criar instabilidade administrativa, podendo trazer graves consequências à prestação das missões intrínsecas dos soldados da paz. No términus das suas palavras, agradeceu a solidariedade e apoio que tem sentido por parte de um grupo de anónimas, constituído na sua maioria por professoras aposentadas, muito ligadas á instituição pela assiduidade diária com mais de 20 anos e onde realizam momentos de convívio e de descontração ao sabor de um café matinal, sendo elas as responsáveis pela organização de eventos com o intuito de angariar dinheiro para a aquisição de uma nova ambulância, com a realização da quermesse no passado mês de Dezembro e do carro alegórico no tradicional desfile etnográfico das Amendoeiras em Flôr, mas que “por força de despesas necessárias ao funcionamento básico do Corpo de Bombeiros, obrigou a canalização desses fundos no imediato ” – referiu António Lourenço. Antes mesmo de concluir a sua intervenção e de ressalvar gratidão pelo nobre gesto, lembrou a responsabilidade que toda a sociedade tem para com os seus Bombeiros, referindo que este gesto pode e deve servir de exemplo para muitas outras empresas e particulares.   

Seguidamente usou da palavra o Dr. Paul Symington, Homem do ano 2012 pela revista “Decanter” e personalidade do ano no vinho 2013 pela revista “Wine”,benemérito e administrador da empresa Symington Vinhos SA, começou por agradecer o vocábulo forte e expressivo do orador que o antecedeu. Seguidamente, a revelação impressionante de dados e valores relativos á empresa que gere, desconhecidos da maioria, são o principal mote para ações solidarias deste género. “Além de sermos a empresa com maior número de vinha plantada na zona duriense, com mais de 900 ha, apenas conseguimos recolher daí 14% da nossa produção, o que nos obriga, todos os anos, a coletar junto do pequeno produtor” – referiu Paul Symington. “Temos a laborar connosco de forma direta, na nossa empresa, mais de 500 trabalhadores em toda a linha do rio ibérico e somos empresa gastadora em mais de 1 milhão e 200 mil euros em produtos e bens de 1ª necessidade em todos os sectores económicos das comunidades durienses” – disse. Estes atos altruístas e abnegados praticados pela Symington Vinhos SA não são novidade, com várias ambulâncias oferecidas a Corpos de Bombeiros e equipamentos diversos em algumas unidades de saúde, são, na prespetiva da empresa Symington, um auxílio á estabilidade económica e social da região demarcada, com principal incidência nas zonas recolectoras, pois toda essa estabilidade que se possa criar, traduz-se em prosperidade e produtividade.
Em todos os presentes, os rostos desta grande empresa e aqui representadas pelo seu expoente máximo, Dr. Paul Symington, denotou-se uma grande responsabilidade social no que concerne à população do interior profundo, de sentido abnegado e altruísta e que, de forma fraternal, fez questão de dedicar palavras de coragem e apreço pelos homens e mulheres que abraçam a causa dos Bombeiros, de resto uma imagem de marca da Symington Vinhos SA, explanada nos rostos de felicidade e dever cumprido de todo o staff empresarial.

O Presidente do Município de Foz Côa, Engenheiro Gustavo Duarte, mostrou-se honrado com a presença de tão ilustre figura, agradecendo em nome do município semelhante e grandioso feito. Referiu-se orgulhosamente ao concelho de Foz Côa como o único, em toda a região duriense, com todas as freguesias englobadas na região demarcada, traduzindo-se num convite satisfatório ao investimento e desenvolvimento, que aposta essencialmente na vinha e no turismo como uma solução ao progresso, catalogadas com grande ascensão e potencial de crescimento.  

A encerrar a sessão, o Presidente da Assembleia Geral, Dr. Brito de Moura, enalteceu e agradeceu a oferta da ambulância, catalogando-a como uma necessidade imediata. Ainda durante o seu momento, aproveitou para informar todos os presentes que na próxima assembleia geral, a empresa Symington Vinhos SA será proposta para sócia benemérita desta Associação, conforme figura nos estatutos e terminou o seu espaço enobrecendo a figura máxima da direção da associação, António Lourenço, pela forma dedicada com que tem conduzido os destinos da associação nos últimos dez anos, lembrando os presentes que com esta ambulância, será a decima aquisição de meios operacionais para o Corpo de Bombeiros, todos eles, exclusivamente, para serviço da comunidade.

No final, as tradicionais iguarias serviram-se com vinhos Symington que regalou os presentes.
                            

















 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

12-04-2014
Bonita cerimónia. Grandioso gesto por parte da empresa Symington.
Como referiu o Presidente da Assembleia Geral, no fim da sessão, esta nova ambulância deve-se à generosidade e solidariedade da Symington e ao esforço, dedicação e muito trabalho do Presidente da Direção dos BV - António Lourenço, como único interlocutor com a referida empresa, na negociação do financiamento da viatura.
A todos, muitos PARABENS.