quarta-feira, 2 de julho de 2014

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE V N FOZ CÔA COMEMORARAM 80º ANIVERSÁRIO



No passado domingo, dia 29 de Junho, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de V N Foz Côa comemoraram o seu 80º aniversário, com a concentração e formatura dos bombeiros e recepção aos convidados junto às instalações do Quartel.
Seguiu-se a presença na missa dominical, na Igreja Matriz, de sufrágio por todos os bombeiros e dirigentes já falecidos.
Regressados ao Largo dos Bombeiros, foram tiradas algumas fotos, com dirigentes, convidados e bombeiros, para mais tarde recordar.  Seguiu-se o almoço convívio, registando-se a presença do Comandante Distrital de Operações de Socorro da Guarda, do Vice-Presidente da Federação Distrital – João Batista, Delegado Regional do Douro do Ministério da Agricultura – Eng Júlio Félix, Diretor do Centro de Saúde – Dr. Lelo Rodrigues, Diretor do Agrupamento de Escolas – Dr. Jorge Silva, Administrador das Águas de TMAD – Eng José Paixão, representante do Posto da GNR local, Presidente da Junta de Freguesia de Foz Côa – Fernando Fachada, Diretor do Rancho Folclórico – Silvério Almeida, para além de dirigentes, bombeiros e suas famílias e uma representação dos Bombeiros de Moncorvo, bem como ex-dirigentes da Associação.
A meio do almoço, usaram da palavra o Presidente da Direção – António Pimentel Lourenço, o Vice-Presidente da Federação, o Presidente da Assembleia Geral – Dr. Brito Moura e o Comandante Distrital, que se referiram à significativa comemoração, não deixando de lembrar os ex-comandantes e dirigentes, alguns já falecidos e fizeram votos de que as dificuldades sentidas na Associação possam ser ultrapassadas e os poderes públicos passem a apoiar os bombeiros como merecem, para que não falte a proteção e o socorro a toda a população do concelho.
O Presidente da Direção expressou também o justificado desejo de ver concluído e inaugurado ainda este ano, o prometido monumento ao bombeiro, por parte do Presidente da Câmara Municipal.  Referiu também a promessa do Ministro da Administração Interna, feita em Santarém, no final do passado mês de Março, em consagrar em lei, as normas e os valores  da tão desejada e necessária sustentabilidade das associações e corpos de bombeiros, assentes nos pilares da administração central e da administração local.
No final da refeição, no Salão Nobre da Associação, foi inaugurada uma exposição, que procura retratar diversos momentos da vida da Associação ao longo dos 80 anos da sua existência e que se vai manter aberta a todos, até final do mês de Julho.
É também propósito da Direção efectuar até ao fim do ano, uma galeria com as fotos de todos os ex-comandantes e presidentes da direção, que serviram esta nobre causa dos bombeiros, ao longo das 8 dezenas de anos já percorridos. 




 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: