sexta-feira, 18 de julho de 2014

Férias Activas Visitam Bombeiros



No âmbito do programa das Férias Ativas Municipais, os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa receberam no dia 16 de Julho, quarta-feira cerca de 20 crianças. Pontuais, chegaram ao quartel às 14:00 horas, onde foram recebidas pelo comandante e bombeiros presentes, que se apresentaram e se identificaram. 

O comandante sob a forma de mini-palestra, explicou-lhes a origem dos bombeiros em Vila Nova de Foz Côa, o seu percurso histórico, as formas de recrutamento dos seus elementos, bem como as missões que lhes estão atribuídas. 

Seguiu-se a visita à exposição fotográfica, no Salão Nobre do Corpo de Bombeiros, com mais de 300 registos fotográficos dos momentos marcantes da vida do Corpo de Bombeiros e seus protagonistas, que se iniciou no ano de 1934 até aos dias de hoje.

De seguida foi desenvolvida uma atividade lúdica, com a participação de todas as crianças presentes, denominada “o cubo mágico”. Nesta atividade cada criança entrava num cubo de papelão com um tamanho próximo ao seu e ao sair transformava-se em bombeiro.

Os “novos bombeiros” foram encaminhados para a sala de formação do quartel onde foram sensibilizados e informados sobre o número de emergência (112); sobre o que fazer quando virem um incêndio florestal e formas de os evitar; e cuidados a ter durante o verão com as Ondas de Calor.
Para quebrar o gelo realizou-se um photocall onde cada criança selecionava um item para a fotografia.

Depois, teve lugar uma visita guiada às novas instalações e explicação da sua utilidade.
Em ato contínuo os bombeiros presentes realizaram a apresentação e explicação das funcionalidades das diversas viaturas de combate a incêndios urbanos e florestais, bem como o tipo de ambulâncias, ao dispor da comunidade. 

De acordo com o horário estipulado seguiu-se o lanche, da responsabilidade dos monitores, que decorreu no bar das instalações. 

Recuperadas as energias, realizou-se uma simulação (atropelamento), onde cada criança recebeu uma missão, que desenvolveram sobre a orientação do segundo Comandante e procederam à imobilização de uma delas e ao seu posterior transporte para a unidade de socorro.
As atividades foram concluídas com a fotografia de grupo e entrega de uma recordação a cada criança.

"Esta actividade foi planeada e desenvolvida pelo Núcleo da Juvebombeiros de Foz Côa"    






















 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: