terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Juvebombeiros - Do prémio à entrevista



No passado dia 8 de Fevereiro, Sábado, a Juvebombeiros do Corpo de Bombeiros de Foz Côa, foi distinguida pela Associação Juvenil Gustavo Filipe, pelo seu desempenho associativo em prol da Juventude do Concelho de Foz Côa, durante o ano de 2014.

A Associação Juvenil Gustavo Filipe, organização sem fins lucrativos, cujo objetivo primordial è o de “trabalho de jovens para jovens em prol duma sociedade melhor e mais atrativa nas áreas da educação, cultura, desporto e ação social” – conforme se pode consultar na sua página oficial do Facebook, organizou a sua 11ª gala e fruto de um trabalho de observação crítico e cuidadoso, não hesitou em premiar os Jovens Bombeiros que integram este “núcleo” e que, durante o ano de 2014, elaboraram, desenvolveram e concluíram uma série de projetos, dinamizadores, apelativos e de carater humanitário/social, não só a favor dos Bombeiros, como também da própria comunidade, fruto da interação com o meio, como foi o caso da participação na “Volta a Portugal Solidária”, promovida pelo conterrâneo João Casal e pela “Recolha de Tampinhas”, ação ainda em curso e que visa proporcionar tratamentos à pequena Joaninha.

No dia em que a Juvebombeiros foi distinguida pelos jovens da comunidade Fozcoense, o blog dos bombeiros aproveitou o momento para entrevistar e conversar com a delegada pela Juvebombeiros de Foz Côa.
Ana Rita Moutinho, jovem que entrou para o Corpo de Bombeiros no ano de 2009, passando à categoria de Bombeira de 3ª em 2011, estuda atualmente Engenharia de Proteção Civil, na cidade de Castelo Branco. Em Janeiro de 2014, desafiada pelo Comando do Corpo de Bombeiros para se tornar a delegada, agregou a vontade, o risco e o desafio, aos extraordinários jovens que compõem o quadro deste efetivo operacional e lançaram mão à obra, realizando um trabalho sério, de responsabilidade e com iniciativas louváveis, que não passaram despercebidas à comunidade.

Blog: Afinal, o que é a “Juvebombeiros”?
Rita Moutinho: A Juvebombeiro é uma estrutura criada no seio da Liga dos Bombeiros Portugueses, para congregar os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, integrados nos quadros de pessoal, dos corpos de bombeiros voluntários ou mistos de todo o país.

Blog: Qual a missão da “Juvebombeiros”?
Rita Moutinho: A Juvebombeiro tem por Missão a mobilização dos jovens inseridos em corpos de bombeiros de modo a sensibilizá-los e motivá-los para os valores subjacentes ao associativismo e ao voluntariado nos bombeiros, implicando-os na realização de ações concretas de solidariedade e convívio, a fim de que assumam responsabilidades e desenvolvam o espírito de iniciativa no âmbito da instituição de que fazem parte integrante, garantindo assim, a sua continuidade.

Blog: Que balanço faz do ano passado?
RM: O ano transacto, foi o ano da reactivação, poder-se-á mesmo considerar que foi o ano de início, uma vez que, já não se manifestava qualquer actividade desta estrutura no seio dos Bombeiros Fozcoenses, em larga escala temporal. Por este motivo considero que o ano 2014, foi um ano para conhecer e entranhar os valores, as missões e os objectivos que incorporam o regulamento nacional da Juvebombeiro. Foi um ano de organização estrutural, orgânica e também um ano de muita adaptação. O balanço final, considero-o positivo.

Blog: Quais as maiores dificuldades?
RM: De facto constituir uma estrutura rapidamente, que nos é alheira, conhece-la e pô-la em prática num curto espaço de tempo, não é tarefa fácil. Penso que para todo o elenco jovem do Corpo de Bombeiros, ouvir falar da Juvebombeiro, foi sem dúvida uma novidade.
Pessoalmente, enquanto delegada deste núcleo, as maiores dificuldades que encontrei, foram direccionar os aderentes ao encontro dos objectivos gerais, constituir equipas de trabalho coesas, incutir o espírito de iniciativa, fazer chegar uma mensagem aos aderentes e obter um feedback em tempo útil, estas duas últimas são as que me deixam mais pensativa.
Contudo, tento sempre nunca perder o ânimo, porque é com trabalho, esforço, dedicação e empenho se consegue atingir o sucesso. Como no seio dos bombeiros se dita regularmente: “Se fosse fácil não era para nós”.

Blog: Concretizaram todos os projectos?
RM: Depende, se consideramos o não cumprimento total do plano de actividade que delineamos no início do ano 2014, poder-se-á dizer que não cumprimos todos os nossos projectos. Porém comparando o calendário de actividades e as actividades que estavam previstas, com o calendário e as actividades que se desenvolveram ao decorrer do ano, entre estes dois houve sem dúvida muito equilíbrio e arrisco-me a diz que ultrapassamos o impacto que tínhamos previsto causar na população, o que nos deixa contentes e motivados para o próximo ano.

Blog: Considera fundamental este núcleo no seio dos bombeiros?
RM: Sim. Talvez seja suspeita nesta afirmação J. Sem dúvida que é muito importante, por várias razões. A Juvebombeiro – núcleo de v.ª n.ª de foz côa, tem dado visibilidade aos BOMBEIROS, cuidando de forma delicada a sua imagem, marcando presença junto da população, realçando os valores de associativismo, cidadania, solidariedade, convívio e voluntariado. Incute dinâmica quer na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de VNFC, quer no Corpo de Bombeiros de VNFC e também nos bombeiros e civis que cooperam e participam nas nossas iniciativas. Por outro lado, acho que tem uma função muito interessante junto dos mais novos, mantendo-os activos no meio, ajudando-os na integração nos Bombeiros. Para além destes aspectos, ainda existem outros, pois esta estrutura permite que os aderentes activos, tomem o sentido de responsabilidade, iniciativa e participação, ascendam a sua maturidade e cresçam voluntaria, profissional, humana e civicamente.

Blog: Perspectivas para 2015?
RM: Mantendo sempre os pés na terra, espero que em 2015 se corrija o que correu menos bem em 2014 e que consigamos melhorar o que correu bem. Para o plano de actividade de 2015, espero que seja próspero. Que apos o ano de adaptação, já estejamos preparados e adaptados, para apoiáramo-nos em desafios mais trabalhosos e maior envergadura, possibilitando-nos maior abrangência.

Blog: Pretende continuar no próximo mandato?
RM: Os mandatos são bianuais onde o delegado de núcleo é eleito através de votação entre todos os aderentes desse núcleo, para tal é necessário apresentar candidatura para o cargo.
No momento tenho em mente permanecer no núcleo de forma activa, quer como aderente ou delegada, desde que reúna as respectivas condições para tal. A função de delegada, considero-apenas uma particularidade, pois desde a primeira reunião oficial entre todos os aderentes que digo
que em qualquer momento que considerem oportuno, podem ser concretizadas eleições para o cargo sem qualquer prejuízo, pois considero que apenas sou a voz de um grupo, onde todo o que conseguimos concretizar, é pelo trabalho de todos os que participam. Depois os cargos não têm de ser eternizados, é sempre bom haver mudanças positivas, deixando esse futuro encarregue aos aderentes participantes na votação.
A minha candidatura prender-se-á na altura a uma introspecção perante o maior número de benefícios aos prejuízos da minha presença na Juvebombeiro como delegada, e também face a minha disponibilidade, pois os anos de 2016 e 2017 irão ser muito importantes para mim, espero terminar a licenciatura e iniciar o meu percurso profissional, perante o ultimo, ainda está um tudo pouco abstracto.

Blog: Se pudesse, que mudanças implementava nas funções/limitações da Juvebombeiro?
RM: Hummm, gosto mais de detectar e corrigir, adaptar ou ultrapassar as dificuldades/limitações em vez de implementar mudanças radicais. O meu percurso na Juvebombeiro é tão alargado quanto a reactivação deste núcleo, 365 dias, pelo que em todas as dificuldades que possa ter encontrado, foram conseguidas através de diálogos.

Blog: Obrigado e boa sorte para 2015. 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com A servir desde 1934

1 comentário:

Beatriz Campos disse...

Boa sorte Ana Rita, quer no teu percurso académico como na juvibombeiros! Com empenhamento e vontade tudo se consegue!
Não é tarefa fácil, mas vais conseguir..
Boa sorte e muitos sucessos!