sábado, 1 de setembro de 2007

Incêndios em Figueira não dão descanso aos Bombeiros - Incêndio na Mêda resolvido em minutos - Despiste provoca ferido ligeiro

Por volta das 15 horas do dia de ontem, uma equipa de combate a incêndios dos voluntários de Vila Nova de Foz Côa, foi enviada para a freguesia de Vilar de Amargo, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com o objectivo de auxiliar os Bombeiros locais a extinguir alguns focos de incêndio que por estes dias têm assolado esta região.

Extinta esta pequena ignição, a mesma equipa foi imediatamente mobilizada para novo incêndio nascente, desta feita em Castelo Rodrigo, aldeia histórica e anexa da sede de Concelho.
Como vários grupos atacaram em força o incêndio, este, foi extinto em pouco tempo, salvaguardando assim uma bonita paisagem que ladeia a zona histórica desta freguesia.

Como não há 2 sem 3, esta equipa de 5 Bombeiros de Foz Côa voltariam a fazer parte de nova intervenção, ao ser deslocada da anterior ocorrência para novo incêndio, desta vez na freguesia de Algodres, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Devido ao forte vento que se fez sentir na zona, aliado ao mato rasteiro (combustível propicio a uma deflagração mais rápida), demorou ainda um par de horas até se conseguir circunscrever o incêndio e proceder à sua extinção total.

Incêndio na Mêda resolvido em minutos

Ainda se desenrolavam os Incêndios em Figueira de Castelo Rodrigo com um grupo de Foz Côa envolvido no ataque, o CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro) da Guarda solicita a outra equipa para ‘Pai Penela’, freguesia do Concelho de Mêda, para auxiliar os Bombeiros locais na extinção de uma violenta ignição, que irrompeu em mato e floresta.
Com o ataque maciço dos Bombeiros de Mêda e Trancoso que debelaram rapidamente as labaredas e como o concelho de Foz Côa estava desprotegido das equipas de intervenção rápida, esta missão foi abortada a meio da viagem.

Despiste provoca ferido ligeiro

Hoje, durante a madrugada, um veículo despistou-se junto à freguesia da Touça e provocou um ferido ligeiro que foi assistido no local por uma equipa de socorristas dos Bombeiros de Foz Côa. O veículo que circulava no sentido Foz Côa – S.J. da Pesqueira, com 2 ocupantes a bordo, acabou por ficar imobilizado na faixa da direita, condicionando o trânsito por algum tempo. O Condutor, único ferido, teve apenas algumas escoriações na face, provocadas pela abertura do Airbag frontal, acabando por não ser transportado à unidade de saúde desta cidade.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: