terça-feira, 4 de setembro de 2007

Regressou a Portugal avião Canadair que actuou na Grécia

Regressou esta manhã a Portugal o avião Canadair que esteve a combater os incêndios florestais na Grécia, após três dias de missões, estando já integrado no dispositivo aéreo nacional.
O Canadair foi enviado para a Grécia dia 26 de Agosto no âmbito da activação do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, devido à dimensão dos incêndios que se têm registado na Grécia nos últimos meses.
Portugal disponibilizou aquele avião após um contacto entre o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o seu homólogo grego.
O avião Canadair saiu dia 26 de Agosto do Centro de Meios Aéreos de Seia e ficou estacionado na Base Aérea de Elefsis, situada a cerca de 18 quilómetros de Atenas, tendo ficado à disposição das autoridades de protecção civil gregas. A tripulação foi composta de 2 pilotos e 2 mecânicos.
Antes da partida da aeronave, partiu igualmente para a Grécia uma equipa de coordenação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, composta por um perito em combate a incêndios florestais do Comando Nacional de Operações de Socorro e por um oficial de ligação do Gabinete de Relações Internacionais.
A vaga de incêndios que tem fustigado a Grécia, sobretudo a península do Peloponeso, já provocou, até ao momento, 65 mortos e levou a que este país do sul da Europa tivesse decretado o Estado de Emergência Nacional.
Nos últimos meses Portugal respondeu a vários apelos internacionais de ajuda para cenários de calamidade, através da activação do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil.
Em Junho enviou um Canadair para a Grécia, em Julho disponibilizou um outro avião para o Chipre, o qual não chegou a operar por a situação neste país ter melhorado, e em Agosto integrou a missão de reconhecimento e avaliação da União Europeia que se deslocou ao Peru na sequência do sismo que ocorreu neste país, refere a Autoridade Nacional de Protecção Civil no seu site.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: