domingo, 18 de novembro de 2007

18 de Novembro- Dia Mundial em Memória das Vítimas na Estrada

Hoje, Domingo, dia 18 de Novembro é comemorado o Dia Mundial em Memória das Vítimas na Estrada. Este dia foi aprovado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas que escolheu o terceiro domingo de Novembro, por ser uma data muito próxima da celebração em memória das vítimas da 2ª Guerra Mundial. É uma forma de simbolicamente sublinhar que as estradas matam mais pessoas que a maior parte das guerras.

Nos últimos anos, Portugal melhorou muito os indicadores de sinistralidade. Em 2006, foi o segundo país da União Europeia onde o número de vítimas mortais e de feridos graves mais diminuiu. Porém, os últimos e trágicos acidentes rodoviários, dizem-nos que nada está garantido e é essencial continuar o esforço de combate. Para esta luta importa a acção e o empenho de todos.

O Dia da Memória será assinalado em todos os distritos do País, num conjunto de iniciativas do Ministério da Administração Interna, dos Governos Civis e da sociedade civil, pelo que se convida a população a estar presente nas comemorações nacionais que se realizarão no próximo dia 18, a partir das 10h30, em Santarém, distrito que tem sido atingido com o maior aumento do número de vítimas mortais neste primeiros meses de 2007.

Programa:

10h30 - Colocação de coroa de flores na Estrada Nacional 3 (junto à entrada de Santarém);

11h15 - Simulação de atropelamento na Avenida Sá da Bandeira;

11h40 - Alocuções;

11h45 - Simulação de desencarceramento de vítimas de acidente rodoviário na Avenida Sá da Bandeira;

12h30 - Lançamento de balões pelos alunos das Escolas de Santarém na rotunda do Largo Cândido dos Reis.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: