segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Jantar de Despedida - Meteo aponta para vento e chuva forte, Protecção Civil activou estado de alerta

Realizou-se Sábado à noite no restaurante ‘O Quintela’ em clima de harmonia e amizade entre os participantes o jantar que serviu de despedida ao Bombeiro e Amigo Ricardo Vilaça, Bombeiro de 2ª Classe que está de partida por 6 meses para o Líbano em missão militar.
Estiveram presentes os elementos de Comando do corpo de Bombeiros, Sr. Comandante Aníbal Carvalho e o Sr. 2º Comandante João Ferreira, que fizeram questão de lhe entregar uma Bandeira dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa e de lhe desejar uma boa viagem e sorte na estadia e na missão, sentimento que acabou por ser também expresso pelo elemento em representação da Direcção da Associação e por todos os Bombeiros presentes.
Visivelmente emocionado, agradeceu a todos os presentes esta demonstração de carinho e prometeu estar em Portugal no início do verão para auxiliar o C.B. de Foz Côa na difícil missão que se avizinha, a de combate aos incêndios florestais.

Como não podia deixar de ser, a Administração do Blog ‘bombeirosdefozcoa’ vem também por este meio desejar ao Amigo Ricardo muita felicidade na nobre e difícil missão que se propôs a cumprir, orgulhando dessa forma o nome dos seus Bombeiros e do seu País.
Boa Sorte Ricardo.

De acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia, o território de Portugal Continental irá sofrer a influência da passagem de duas superfícies frontais, uma centrada a Norte sobre as Ilhas Britânicas e outra a Sul do arquipélago dos Açores, que darão origem a episódios de forte instabilidade, em especial a depressão de Sul pela humidade que lhe está associada.

Assim, prevê-se a partir de hoje, 18 de Novembro e até amanhã, 19 de Novembro:

§ Durante a noite de 18 de Novembro, precipitação fraca a moderada em especial no Norte do país;

§ Manhã de 19 de Novembro, intensificação da precipitação em especial nas regiões do Minho Litoral, Estremadura, Beira Litoral, Beira Interior e Alto Alentejo (com valores de precipitação acumulada em 6 H que poderão exceder os 30 mm);

§ Tarde de 19 de Novembro, continuação de precipitação forte em especial na região da Beira Interior e Alto Alentejo;

§ Vento soprando moderado de sudoeste, tornando-se forte (até 50 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, a partir da tarde;

§ Previsão de ocorrência de vento forte a muito forte até (65 km/h) com rajadas da ordem dos 90 km/h., as terras altas;

§ Possibilidade de queda de neve nas terras altas.

Neste contexto são previsíveis as seguintes ocorrências:

§ Inundações em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

§ Danos em estruturas montadas ou suspensas;

§ Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;

§ Curto-Circuitos em casas antigas;

§ Queda de árvores.

O Comando Nacional de Operações de Socorro da ANPC activou o Estado de Alerta Especial, nível AZUL, de 19 até 21 de Novembro.

Recomenda-se à população especial atenção e a tomada das seguintes medidas de precaução:

§ Aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se atento á situação;

§ À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados;

§ À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento;

§ Ao fecho de portas e janelas assim como á arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos, em virtude de vento mais forte;

§ À possível formação de lençóis de água nas vias, aumentando o perigo de acidente rodoviário.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia e o Instituto da Água, difundindo os comunicados que se julguem necessários.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: