terça-feira, 1 de julho de 2008

Vitória marca final dos Grupos

Decorreu ontem, no Gimnodesportivo municipal da cidade de Foz Côa o ultimo embate da fase de grupos do torneio concelhio e opôs a equipa dos Bombeiros à da ‘Casa Grande’ de Freixo de Numao.

Os Bombeiros, com um jogo prático e brilhante, venceram confortavelmente por 9 – 1 e somaram 9 pontos em 12 possíveis passando à fase seguinte em 2° lugar do grupo A.

Agradecimentos foram feitos no final mas ao grupo de apoio que ontem, mais uma vez, se mostrou incansável e até ao final foi o 6° jogador.

De referir ainda a excelente prestação do último reforço a estrear-se, José Líbano, um dos melhores jogadores do Grupo Desportivo da Cidade que, a par com Frederico Pinto, prometem ser uma dupla temível na zona defensiva dos Bombeiros.

Amílcar Amorim regressa à titularidade da equipa após um jogo de castigo e Aires Paixão, 3 anos depois, regressa à baliza de Futsal no próximo jogo dos Bombeiros.

Concluídas que estão todas as jornadas deste grupo, os Bombeiros que apenas foram destronados pela equipa ‘Timão’, equipa vencedora do grupo A, consideram a sua estreia neste torneio francamente positiva, visto que um dos principais objectivos está concluído, a passagem à fase seguinte.

Amanha, pelas 21 horas, os Bombeiros entram em campo para defrontar nos oitavos de final a equipa do ‘Ecomarche’, naquele que se espera que seja um dos melhores embates do torneio.

Fase mais crítica mobiliza 9.600 elementos, 2.200 veículos e 56 meios aéreos

Cerca de 9.600 elementos, 2.200 veículos e 56 meios aéreos vão estar disponíveis a partir de terça-feira na fase Charlie, período considerado o mais crítico de incêndios florestais, segundo a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil

A fase Charlie, que se prolonga até 30 de Setembro, é a que mobiliza mais meios humanos e materiais e conta com 2.373 equipas, num total de 2.266 veículos, 9.642 elementos e 56 meios aéreos.

Os meios aéreos disponíveis incluem 35 helicópteros e 14 aviões, a que se juntam dois aerotanques pesados anfíbios e os novos cinco helibombardeios pesados.

Das 56 aeronaves, noves são meios próprios do Estado, sendo seis helicópteros e três ligeiros, segundo o Ministério da Administração Interna.

A estes meios aéreos há a associar dois helicópteros bombardeiros ligeiros da AFOCELCA, uma associação de empresas do sector papeleiro e de celulose, e brigadas de outros agentes presentes no terreno.

Quanto aos meios humanos, além das corporações dos bombeiros, o dispositivo operacional conta com o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, presente em 11 distritos com 720 elementos, com a Força Especial de Bombeiros Canarinhos, composta por um conjunto de 210 efectivos distribuídos em sete distritos considerados de elevado risco, e com as 35 Equipas de Intervenção Permanente espalhadas por cinco distritos.

Brigadas dos sapadores florestais e do Exército e equipas da AFOCELCA são outros agentes no terreno.

Todo este dispositivo é coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional e Comandos Distritais de Operações de Socorro.

De acordo com Governo, o dispositivo corresponde ao maior número de meios de sempre disponibilizado para o combate a fogo florestais.

A área ardida em Portugal nos primeiros cinco meses e meio deste ano, 3.454 hectares, quase triplicou face ao mesmo período do 2007, quando foram consumidos 1.228 hectares, segundo dados divulgados sexta-feira passada pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Os dados referem-se ao período entre 01 de Janeiro e 15 de Junho, tendo sido revelados à agência Lusa, em Beja, à margem de uma reunião entre o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, com os 18 Governos Civis do país.

Segundo o MAI, ocorreram este ano 871 incêndios florestais, o que corresponde a mais 517 do que no ano transacto.

Braga (907), Vila real (669) e Bragança (425) foram os distritos com mais área ardida este ano, enquanto que Faro (nove), Beja (oito), Portalegre (cinco) e Évora (quatro) foram os distritos em que os incêndios consumiram menos hectares.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: