domingo, 3 de agosto de 2008

3 Incêndios mobilizaram Este Fim-de-semana mais de 221 Bombeiros

Começou Sábado, pelas 14 horas e terminou hoje, Segunda-feira já de Madrugada, o maior Incêndio Florestal de 2008 no Concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Esta ocorrência, na freguesia de Numão que consumiu bastantes hectares de Sobreiro, Carrasco e mato estiveram envolvidos em Operações de Combate, Rescaldo e Vigilância 112 Bombeiros, 2 helicópteros ligeiros, 1 helibombardeiro pesado Kamov e o Coordenador Distrital de Operações de Socorro.

‘Com a duração de 1 dia, 12 horas e 40 minutos, foi uma ocorrência árdua, desgastante e de natureza muito complexa, daì a obrigatoriedade de recurso a estes meios todos para garantir que era possível confinar as chamas, que irromperam com uma violência terrível, ao mais curto espaço possível e que neste momento nem sequer existe possibilidade de reacendimentos’ – Referiu o Comandante responsável pela ocorrência, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Foz Côa.

Ainda os Soldados da Paz não respiravam de alivio do incêndio anterior, eis que, com todas as condições favoráveis, quer atmosféricas quer no que diz respeito à morfologia do terreno, uma ignição irrompe com extrema violência no ‘Vale Escuro’, lugar de Pocinho, freguesia de Vila Nova de Foz Côa e, durante 1 dia, 5 horas e 55 minutos concentra em redor de centenas de metros de terra queimada 109 Bombeiros em Combate, Rescaldo e Vigilância.

Durante a resolução as ocorrências acima referidas, 3 ignições de pequenas dimensões, muito por culpa do ataque rápido e musculado, surgem na freguesia de Seixas do Douro, agravando ainda mais as preocupações de quem tem de Coordenar, prever e prevenir as melhores condições para que os Soldados da Paz realizem o melhor trabalho possível, obrigando mesmo à deslocação de meios de um local para outro correndo sempre o risco de algo correr menos bem, mas, felizmente, tudo se resolveu da melhor maneira.

Nestes 3 incêndios, os Bombeiros no terreno tiveram sempre apoio de 2 meios aéreos que realizaram um excelente trabalho, minimizando desta forma consequências que iriam ser, sem dúvida alguma, bem mais graves e nefastas.

De referir ainda que, participaram nestas 3 Ocorrências um total de 221 Bombeiros, 44 viaturas, 3 helicópteros que intervieram 7 vezes, 6 elementos de Comando e o Coordenador Distrital de Operações de Socorro.

Estiveram também no terreno alguns elementos da Policia Judiciaria, do Núcleo de Investigação Criminal da G.N.R., e do SEPNA que investigaram as causas e recolheram indícios e dados suspeitos.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: