quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Acidente

Ontem, ao início da tarde, no Vale d Vila, freguesia de Vila Nova de Foz Côa, um despiste de um tractor agrícola em espaço rural provocou um ferido ligeiro.
A chamada de alerta, efectuada via 112, dava conta de uma situação de capotamento com aprisionamento da vitima, situação que levou os Bombeiros da Cidade a temer o pior e a mobilizar no imediato para o local a equipa de Salvamento e Desencarceramento e uma VMER do INEM.
Segundo os relatos dos Soldados da Paz envolvidos no socorro “a maior dificuldade foram as péssimas acessibilidades que não permitiram a aproximação de qualquer viatura imprópria para troços de terra e mais uma vez prova-se a falta que faz uma Ambulância de todo o terreno, á muitos anos prometida”.
Após a retirada da vitima, imobilização e estabilização para que se efectuasse o transporte, o CODU Porto não autoriza a entrada da Ambulância de Socorro no SAP da Cidade, dando indicações aos Bombeiros para seguir directo para o Hospital Sousa Martins na Guarda, situação que deixou a Cidade e o Concelho temporariamente desprotegida de Ambulância de Socorro (uma vez que os Bombeiros de Foz Côa só possuem 1 e com 11 anos).

Incêndio Rural

Ontem, ao início da noite, na zona dos Sobradais, freguesia de Freixo de Numão, 2 ignições mobilizaram durante 2 horas 21 Bombeiros e 5 viaturas.
Como se iniciou ontem a fase Delta (fase que comporta o período de 1 a 15 de Outubro) em que a concentração de meios é menor, as respostas a mais do que uma ignição demoram mais um pouco, pois a única solução é o recurso aos voluntários, mas também existe a contrapartida de nesta fase do ano a propagação e a destruição pela acção do fogo ser menor, daí que o combate e a resolução destas situações, ainda mais á noite, não seja tão complexa.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: