terça-feira, 7 de outubro de 2008

Vaga de Incêndios Assola Foz Côa e Concelhos Limítrofes


Sábado – Escorna Bois

Este Sábado, na zona de Escorna Bois, freguesia de Freixo de Numao, um violento incêndio irrompeu encosta acima e destruiu algumas dezenas de hectares de floresta e mato.

Em área de zona protegida e onde existe uma enorme biodiversidade com abundância relativa de Zimbro e Carrasco, espécies protegidas por lei pela sua ameaça no ecossistema, o incêndio lavrou durante 2 horas de forma descontrolada dando enorme trabalho aos 25 Bombeiros presentes no local.

Sò pelas 18 horas foi possível respirar de alívio e iniciar um moroso e trabalhoso processo de rescaldo, evitando dessa forma as temíveis reactivações.

Sábado – Quinta da Mela

Ainda os 25 Bombeiros estavam empenhados em acções de Combate na ocorrência acima transcrita quando, separado apenas por alguns quilómetros, surge uma nova ignição de forma inóspita.

Por se tratar de uma ignição nascente e com a relativa proximidade dos meios foi de fácil resolução.

Domingo – Algodres

Depois da Equipa de Combate a Incêndios ter passado grande parte da tarde em deslocações à zona norte do Concelho por falsos alarmes, muito por culpa dos enormes incêndios que assolavam os Concelhos vizinhos, no final da tarde são deslocados em apoio para o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, mais propriamente para a freguesia de Algodres onde auxiliaram os Bombeiros locais no combate a 5 ignições que ocuparam os Soldados da Paz até altas horas da madrugada.

Segunda-feira – Castelo Melhor, Chãs

Ontem, durante a manhã, um incêndio de fraca dimensão e intensidade destruiu algumas dezenas de metros de mato rasteiro bem junto à E.N. 222, próximo da freguesia de Castelo Melhor.

Durante a tarde, na freguesia de Chãs, um terreno agrícola não cultivado ardeu por completo, destruindo algumas arvores de frutos secos e nada mais foi destruindo devido ao muro de pedra que ladeava a propriedade, não permitindo que o fogo, com alguma sorte à mistura, entrasse noutros terrenos idênticos e em zona florestal.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: