domingo, 23 de maio de 2010

Rui Pereira Diz "Portugal Preparado"


Ministro da Administração interna acredita que Portugal está mais preparado para combate a incêndios.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, assegurou em Aveiro, que Portugal está actualmente muito «mais preparado» para enfrentar incêndios florestais do que «há uns anos»

«Hoje estamos muito mais preparados do que há uns anos», disse à agência Lusa, à saída de uma reunião com os governadores civis de todo o país.

Este ano, segundo Rui Pereira, o dispositivo de combate a incêndios florestais «é idêntico ao dos últimos dois anos».

«São os meios adequados, de acordo com os estudos já realizados e a experiência que temos vindo a somar nos últimos anos», observou o ministro.

Rui Pereira destacou ainda os mecanismos que foram criados, nomeadamente as três companhias de bombeiros profissionais, mais conhecidas por 'Canarinhos', com um total de cerca de 250 homens, e o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, com um efectivo de mais de 600 homens.

Este ano, a Autoridade Nacional de Protecção Civil decidiu adiar por 15 dias o início da fase 'Bravo' devido às condições atmosféricas.

Assim, esta fase, considerada a segunda mais crítica, que estava para iniciar a 15 de Maio, começará apenas a 1 de Junho.

A fase 'Bravo' antecede a fase 'Charlie', a de maior risco de incêndios, que decorre entre 1 de Julho e 30 de Setembro.

Neste período, o dispositivo de combate a incêndios florestais será composto por 9 985 elementos, apoiados por 2 177 veículos e 56 meios aéreos.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: