terça-feira, 25 de maio de 2010

Bombeiros de Foz Côa na semana da Saúde

Os alunos do Clube da Saúde da Escola Secundaria de Vila Nova de Foz Côa, estão a organizar para os próximos dias 27 e 28 de Maio, no átrio do espaço escolar, uma feira alusiva à saúde que vai envolver varias instituições e empresas da Cidade e do Concelho, com o objectivo de sensibilizar, rastrear e diagnosticar doenças ou situações anómalas, em alunos, professores e população em geral.

Como os Soldados da Paz continuam a ser uma instituição intrinsecamente ligada à saúde, sendo a vertente pré-hospitalar a mais patente, foram também convidados pelo grupo de saúde da escola para expor, informar, sensibilizar e simular algumas das situações com que estão sujeitos a lidar diàriamente.

Desta forma e como os Bombeiros de Foz Côa estão extremamente lisonjeados com o convite, vão realizar diversas actividades lúdicas, tornando desta forma este espaço mais atractivo e cativante.

Na quinta-feira, além de estarem presentes no recinto 3 viaturas de características e especificidades únicas com direito a visita guiada, perto do final da manhã, os Bombeiros presentes na feira vão realizar um simulacro de extinção de incêndio, utilizando espuma de media expansão para abafar uma combustão de gasolina.

Durante o dia de sexta-feira, os Soldados da Paz irão realizar um simulacro de acidente de viação, utilizando as técnicas de desencarceramento e extracção, realizando depois demonstrações de levantamentos, imobilizações e uma situação em que vai ser necessária a realização de suporte básico de vida em vítima de paragem cardio-respiratória.

Durante a tarde de sexta-feira, a equipa de mergulho dos Bombeiros de Foz Côa, nas piscinas cobertas municipais, juntamente com 15 alunos criteriosamente escolhidos, vão realizar demonstrações de buscas e salvamentos aquáticos, executando depois com os eleitos, um baptismo de mergulho que, com certeza, irá ficar para a posteridade.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

1 comentário:

formasocorro disse...

em 1º quero deixar aqui um abraço aos BV V N Foz Côa.

em 2º é de salutar esta iniciativa em fazer chegar à população o trabalho que é feito por nós Bombeiros Voluntários e ao mesmo tempo transmitir alguns gestos que salvam vidas.

epero que seja um sucesso este envento

Bruno Silva BV Meda